Notícias

Categorias:

Na Flip, SNEL faz retrato atualizado da economia do livro no Brasil

A mesa “Panorama do Mercado Editorial”, realizada na Casa MinC durante a Flip 2026, reuniu representantes do setor para apresentar um retrato atualizado da economia do livro no Brasil. Com dados de pesquisas do mercado editorial, foram discutidos os desafios e as oportunidades do setor na última década, marcada por crises econômicas, mudanças nos hábitos de consumo e transformações tecnológicas.

O debate destacou o crescimento do mercado de obras gerais, a importância das mulheres como principais consumidoras de livros no país — especialmente mulheres pretas e pardas da classe C — e a necessidade de ampliar o acesso ao livro e aos espaços de comercialização. A mesa reforçou a importância da articulação entre Estado, sociedade e mercado na construção de políticas e estratégias que fortaleçam a cadeia do livro, ampliem a formação de leitores e contribuam para o desenvolvimento do setor editorial brasileiro.

Durante o debate, que teve a participação de Jéferson Assumção, do MinC, Fernanda Garcia, da CBL, Lizandra Magon, da Libre, Dante Cid, do SNEL, e Mariana Bueno, da Nielsen, também foi abordado o Guia das editoras, lançado pelo SNEL, e o Mapa de eventos literários, organizado pelo MinC

Últimas Notícias
Negociações SNEL e SEEL-SP – 2026
SNEL recebe delegação chinesa em sua sede
Setor livreiro tem primeira desaceleração no ano, mas ainda mantém crescimento no acumulado de 2026
Guia de Editoras: confira a lista prévia de editoras
Índice de pirataria da ABDR tem alta no acumulado do ano
Entidades do livro debatem união do setor e fortalecimento das políticas públicas
Segundo encontro na Biblioteca Nacional discute tradição e inovação nas famílias editoriais
Pesquisa inédita com criadores de conteúdos literários