Como devem se preparar e se posicionar os integrantes da cadeia produtiva do livro frente às diversas mudanças tecnológicas e de mercado que podem ocorrer a curto e médio prazos? Ou frente ao crescente papel que a gestão da informação pode vir a desempenhar nessa indústria?
Em busca de respostas para questionamentos como esses, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros firmou, em 2012, uma parceria com o Coppead, o instituto de pós-graduação e pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro visando promover estudos sobre o mercado editorial que ajudem a compreender os desafios vividos hoje pelas empresas do setor.
Durante dois anos, o SNEL patrocinou sob a forma de uma bolsa de mestrado, um estudo sobre a indústria do livro. O resultado dessa que foi a primeira investigação do mercado editorial brasileiro feita pelo Coppead será apresentado no próximo dia 21 de maio, das 10h às 12h, no auditório do SNEL, no Rio de Janeiro (Rua da Ajuda 35/18º andar, Centro).
O seminário “Desafios do crescimento do mercado editorial brasileiro” terá início com a apresentação da pesquisa conduzida pelo Centro de Pesquisa em Estratégia, Crescimento Corporativo e Mudança Organizacional do Coppead e realizada pelo Mestre em Administração Leonardo Bastos da Fonseca. Na sequencia, haverá um debate sobre os desafios atuais do mercado editorial com a participação da presidente do SNEL, Sônia Machado Jardim; o vice-presidente do SNEL, Roberto Feith; a orientadora do estudo, professora Denise Fleck e o gerente de produtos da livraria Saraiva, Daniel Louzada.