O 11º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022, pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostra que no acumulado** foram vendidos 47,65 milhões livros em 2022, com uma arrecadação de R$ 2,06 bilhões, valores superiores em relação ao ano anterior em 4,06% e 8,59%, respectivamente. Em 2021, o mercado editorial já celebrava uma performance que era superior ao ano inteiro de 2020.
O décimo primeiro período*, que antecedeu a Black Friday, registrou um bom resultado em faturamento. Houve um aumento de 6,44% e a soma total das vendas chegou a R$162,32 milhões contra R$152,5 milhões alcançados em 2021. A quantidade de livros comercializados no mais novo período analisado mostra que em 2022 houve resultados próximos em relação a 2021, sendo 3,75 milhões contra 3,74 milhões, alcançando uma variação positiva de 0,21%.
Outro fator a ser notado é o número de ISBNs*** no período*. “Chama a atenção a redução da bibliodiversidade do mercado, ou seja, a quantidade de ISBNs movimentados dentro de cada período. Apresentando valores negativos pelo quarto período consecutivo neste ano, este último traz uma diminuição de 7,38% em relação ao mesmo período do ano passado. Tal fato torna o período atual o de menor bibliodiversidade dos últimos 24 meses”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 11: 2021 (11/10/2021 a 07/11/2021) x 2022 (10/10/2022 a 06/11/2022)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK44: 2021 (04/01/2021 a 07/11/2021) x 2022 (03/01/2022 a 06/11/2022)
*** ISBN (International Standard Book Number): número comercial de identificação de um título que o torna único
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.
CONTATO COM A IMPRENSA
– Assessora de Comunicação SNEL
Camila Del Nero e Elayne Cirne
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com
CONTATO COM A IMPRENSA
Ari Rodriguez – ari.rodriguez@nielseniq.com