O mais novo período monitorado de 2023 não consegue superar a performance do mesmo período em 2022, quando o mercado livreiro retomava com fôlego após a pandemia. No 2º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o período 02 de 2023* registra uma queda de 12,93% em volume e 7,61% em faturamento. A venda de 4,03 milhões de livros no segundo período de 2023, com uma receita de R$ 194,88, não foi suficiente para superar o desempenho do mesmo período do ano anterior, que registrava 4,63 milhões de livros movimentados e um faturamento de R$ 210,94 milhões. Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil, comenta: “a bibliodiversidade caindo em quase 2 dígitos, preço médio acima da inflação, queda expressiva de vendas em volume e valor, o início de 2023 não deixa dúvidas que o mercado editorial terá um ano desafiador, vale sempre lembrar que estamos fazendo comparações com bases bastante altas, já que 2022 começou muito forte. A expectativa é que no decorrer dos períodos os números possam se equalizar”.
“O evidente declínio do período vem confirmar as preocupações demonstradas pelo setor com o cenário econômico. Ainda é cedo para estabelecermos uma tendência de médio prazo, mas será fundamental que o PIB apresente sinais de crescimento sustentado”, destaca Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros. O início de 2023 começa a ser desenhado com um ritmo decrescente, trazendo um grande desafio ao setor livreiro, que já anuncia alguns impasses em relação ao setor varejista e que segue sendo monitorado de forma mais analítica pelos profissionais do mundo livreiro. A variação no acumulado de 2023** é negativa em relação ao começo do ano anterior, sendo 8,82% menor em volume e 2,34% em faturamento. O volume em 2023 é de 9,27 milhões de livros e um valor de R$ 458,72 milhões, contra um 2022 que começou com a venda de 10,16 milhões de livros, faturando R$ 469,72 milhões.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 02: 2022 (31/01/2022 a 27/02/2022) x 2023 (30/01/2023 a 26/02/2023)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK08: 2022 (03/01/2022 a 27/02/2022) x 2023 (02/01/2023 a 26/02/2023)***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site http://www.snel.org.br .
CONTATO COM A IMPRENSA
– Assessora de Imprensa
Camila Del Nero
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite http://www.nielseniq.com
CONTATO COM A IMPRENSA
Ari Rodriguez – ari.rodriguez@nielseniq.com