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Mercado “tira o pé do acelerador” em junho e fecha semestre com 6,9% de crescimento

O mês de junho apresentou uma desaceleração do crescimento das vendas de livros no país. Se em maio houve um aumento do faturamento de 21% em relação a 2014, no 6º período o crescimento foi de 8,2% registrando um montante de R$ 101,3 milhões. Com esse resultado e considerando também as vendas das semanas 25…

O mês de junho apresentou uma desaceleração do crescimento das vendas de livros no país. Se em maio houve um aumento do faturamento de 21% em relação a 2014, no 6º período o crescimento foi de 8,2% registrando um montante de R$ 101,3 milhões.

Com esse resultado e considerando também as vendas das semanas 25 e 26 do ano, o mercado obteve um crescimento no primeiro semestre de 2015 em comparação com o mesmo período em 2014 de 6,9%, abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses que gira em torno de 8,5%.

Esses são alguns dos dados contidos no Painel Especial das Vendas de Livros do Brasil, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e o Instituto de Pesquisa Nielsen. Os números têm como base o resultado do BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados.

O levantamento indica que os preços ao consumidor ficaram 1,6% mais baixos no semestre. A média de preço no período ficou em R$ 37,97 contra R$ 38,58 em 2014. O Painel afere os valores efetivamente desembolsados pelo consumidor em comparação com o preço de capa das editoras.

O crescimento das vendas em volume, de 8,6%, foi fortemente influenciado pelos livros de colorir, que representaram 6% do total de exemplares vendidos no primeiro semestre. Um fator que impactou positivamente o faturamento foi a diminuição do desconto médio oferecido pelos canais de venda em 4,8 pontos percentuais.

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre SNEL e Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Metodologia

Há mais de 90 anos no mercado e presente em mais de 100 países, a Nielsen é sinônimo de pesquisa e informação de mercado. Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

O Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados.

O SNEL divulgará o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

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