Confira a programação completa aqui.
Depois de um início negativo, o mercado traz um segundo período mais promissor, é o que mostra a 02º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL). No período 02 de 2024*, o mercado registra um faturamento positivo de 12,47%, mas o volume segue negativo em 0,29%. A movimentação de títulos vendidos chegam a 4,02 milhões de livros contra 4,03 milhões em 2023. Já em faturamento, com a influência de um preço médio superior de 12,80%, o setor alcança a marca de R$219,19 milhões contra R$194,88 milhões no 02T2023.
Interessante notar que a bibliodiversidade no período alcançou uma variação de 8,77% e tal movimentação reflete nos números no acumulado que também ficam positivos e chegam a 3,13%.
“Ainda temos pouco histórico dentro do ano para firmar uma conclusão de tendência, mas fica claro que os 5,5 p.p. a menos em desconto é um dos fatores que influencia esse aumento tão expressivo no preço médio.” Comenta Ismael Borges, Country Manager da Nielsen Bookdata Brasil.
“Os resultados demonstram uma recuperação importante que ameniza a preocupação gerada no primeiro período. É preciso destacar também o aumento em 8,77% da bibliodiversidade, que traduz o trabalho incansável das editoras para reverter a curva e proporcionar novas opções aos leitores,” destacou o presidente do SNEL, Dante Cid.
Além da bibliodiversidade, o faturamento também apresenta uma variação positiva no acumulado. Desde o início do ano**, o setor livreiro movimentou 8,43 milhões de livros e acumulou uma receita de R$482,98 milhões, sendo 8,99% menor em volume que no início de 2023 e 5,29% superior em faturamento. Vale destacar que o preço médio continua positivo e chega a marca de 15,69%.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 02: 2023 (30/01 a 26/02/2023) x 2024 (29/01 a 25/02/2024)
**T. Mercado – Acumulado WK01/WK08: 2023 (02/01 a 26/02/2023) x 2024 (01/01 a 25/02/2024)
***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE O SNEL
Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.
CONTATO COM A IMPRENSA
Assessora de Comunicação
Camila Del Nero
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com