skip to Main Content

Papai Noel distribui mais de mil livros em nova ação do “Viaje na Leitura” nas estações do VLT

Ação promovida numa parceria entre o Sindicato Nacional dos Editores de Livros, editoras associadas e o VLT Carioca, faz parte das comemorações de fim de ano

Na manhã de hoje, dia 16/12, o bom velhinho deixou de lado o seu trenó e utilizou o VLT Carioca para distribuir mil novos livros aos passageiros, na segunda etapa do projeto “Viaje na Leitura”, uma iniciativa do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). A ideia da ação, uma parceria com o VLT Carioca e editoras de livros, é presentear as pessoas como parte das comemorações pelas festas de fim de ano. Todos os livros — de diversos gêneros literários — foram doados pelas editoras Cândido, Ediouro, Gregory, Lamparina, Ler Editorial, Litteris Editora, Morro Branco, Morula, Panda Books, Synergia, The GiftBox e Valentina.

O projeto “Viaje na Leitura” tem como principal objetivo estimular o hábito de leitura entre os cariocas. De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura, realizada em parceria entre o Instituto Pró-Livro e o Itaú Cultural, 48% dos brasileiros com cinco anos de idade ou mais não são leitores. Hoje pela manhã, um condutor do VLT Carioca se vestiu de Papai Noel e percorreu os vagões distribuindo os livros para os passageiros. Exemplares também foram deixados nos assentos das composições para que todos pudessem levar um exemplar para casa.

A jovem Ana Paula Nascimento elogiou bastante a ação: – Entrei no VLT e me deparei com vários livros. Achei interessante e comecei a olhar tudo. Gosto muito de ler. Melhorou até o meu dia, para ser bem sincera. É um Natal antecipado. Escolhi um para levar para casa e ler — contou.

Os livros foram entregues pelas mãos de Deleon Aquino, condutor do VLT Carioca, vestido de Papai Noel. Para usar a roupa especial, ele participou de um processo seletivo: – Há seis anos me visto assim para meus filhos, sobrinhos e amigos. Quando soube do processo seletivo, não tive dúvidas. Me inscrevi e passei. Estou muito grato por hoje dar essa alegria aos adultos e crianças. É muito gratificante ver o brilho no olhar das pessoas”, comemorou ele.

“É muito importante termos a conscientização de que o livro é fundamental para a difusão do conhecimento, da cultura e da educação de um país. A ação de hoje simboliza o presente que gostaríamos que todos recebessem: o acesso aos livros e o estímulo ao hábito da leitura. O “Viaje na Leitura” é um grande projeto nessa direção”, afirma o presidente do SNEL, Dante Cid.

O diretor executivo do VLT Carioca, Paulo Ferreira, também falou sobre a ação: “O VLT Carioca quer impactar positivamente a sociedade e trazer os livros para o interior dos trens permite uma experiência agradável. Mais do que ajudá-los a acessar locais de enriquecimento cultural, vamos novamente levar a cultura até os usuários. E desta vez contamos com a presença do Papai Noel do VLT, uma novidade que agrada adultos e crianças”.

Sobre o VLT

Um dos símbolos da mudança na dinâmica de mobilidade do Rio de Janeiro, o VLT Carioca (Veículo Leve sobre Trilhos) é uma PPP (Parceria Público Privada) da Prefeitura do Rio de Janeiro responsável pela implantação, operação e manutenção do Veículo Leve sobre Trilhos no Centro e Região Portuária do Rio. O sistema faz a conexão com todos os meios de chegada ao Centro do Rio, atendendo aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos com a função de agilizar seu deslocamento na área central da cidade. O sistema se conecta a terminais de ônibus, metrô, trens e barcas, além do Porto do Rio, Aeroporto Santos Dumont e da Rodoviária Novo Rio.

O sistema conta com 3 linhas, totalizando 26 paradas e 3 estações em operação. Sem catracas, o VLT estabelece uma relação de confiança com o usuário ao incentivar o pagamento de forma espontânea no interior dos veículos. Sem catenárias, o sistema reafirma o compromisso do Rio com a preservação do cenário urbano e a inovação tecnológica, além de interligar a região portuária ao centro financeiro da cidade de uma forma mais rápida, segura e sustentável.

Sobre o SNEL

Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Siga o SNEL no Instagram: @sneloficial . Para mais informações, visite o site Link .

Back To Top