skip to Main Content

8º painel do varejo de livros no Brasil aponta bom resultado, impacta no acumulado e alivia a desaceleração

O 8º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2022, do Nielsen Bookscan e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), registrou variação positiva de 10,67% em volume e 12,53% em faturamento, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em números reais, o volume movimentado pelo setor foi de 4,36 milhões, com um faturamento de R$184,07 milhões, no período oito de 2022*. Já no mesmo intervalo do ano anterior foram registrados 3,94 milhões de livros, com receita de R$163,57 milhões.

O bom desempenho do setor pode ser atribuído, entre outros fatores, às ações promocionais realizadas pelos varejistas, de 18 de julho a 14 de agosto deste ano. Nos meses anteriores era possível observar um efeito de desaceleração no ritmo do setor livreiro, mas o resultado registrado neste período impactou no acumulado e contribuiu para uma mudança. A variação foi crescente em relação ao painel anterior, com aumento de 6,03% no volume e 9,60%, em faturamento. Foram 35,34 milhões de livros comercializados somados a uma receita de R$1,53 bilhão do início de 2022 até meados de agosto** contra 33,33 milhões de livros e uma arrecadação de R$1,4 bilhão no acumulado de 2021 pelo mercado livreiro.

“O resultado deste mês foi um alento em meio à contínua desaceleração que vínhamos observando. Seguimos atentos às flutuações dos preços dos insumos e como isto impactará os resultados nos próximos meses”, avalia o Presidente do SNEL, Dante Cid. Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

*T. Mercado – Período 08: 2021 (19/07/2021 a 15/08/2021) x 2022 (18/07/2022 a 14/08/2022)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK32: 2021 (04/01/2021 a 15/08/2021) x 2022 (03/01/2022 a 14/08/2022)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.

CONTATO COM A IMPRENSA
– Assessora de Comunicação
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477

SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com

CONTATO COM A IMPRENSA
Ari Rodriguez – ari.rodriguez@nielseniq.com

Back To Top