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Quarto período avaliado pela Nielsen registra desempenho pior, mas aumento na bibliodiversidade chama atenção

Pesquisa mostra ainda que o faturamento cresceu 3,12%, por conta do aumento de preço de 14,38%

Confira aqui a apresentação completa.

O período 04 de 2024* não teve o mesmo desempenho que o anterior, mas continua apresentando aumento de faturamento graças a um preço médio que subiu 14,38%, com um desconto médio menor de 5,70 p.p. em relação ao ano anterior. Um fator positivo que vale ser ressaltado é a bibliodiversidade de livros comercializados que continua crescente, sendo 4,56% neste período superior ao 04T2023. O volume de livros, no entanto, foi 9,84% menor, alcançando 3,28 milhões em números reais contra 3,64 milhões em 2023. O faturamento se manteve positivo em 3,12%, sendo R$ 170,30 milhões contra R$ 165,15 milhões. É o que mostra o 04º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL).

“A boa notícia vem do aumento da bibliodiversidade: as editoras continuam apostando em novidades, em novos títulos, o que demonstra a disposição do setor para enfrentar as quedas nas vendas”, explicou o presidente do SNEL, Dante Cid.

No acumulado**, o ritmo é um pouco menor, mas segue positivo em faturamento e negativo em volume. Do início do ano até 21 de abril de 2024, foram vendidos 16,76 milhões de livros, acumulando um faturamento de R$ 898,66 milhões para o setor livreiro. Já em 2023, o setor alcançava 17,54 milhões de livros comercializados e R$ 835,50 em receita. A alta no preço médio no período reflete no acumulado também e ele segue com uma variação de 12,55% no acumulado de 2024.

Um fator a ser comemorado pelo setor é a quantidade de ISBNs movimentadas em 2024, mostrando que o consumidor tem procurado o livro como um fonte de entretenimento e ele tem explorado as diversas opções que o mercado traz.

“Vemos o preço médio aumentar e o desconto diminuir, mas uma lupa no TOP 500 mais vendidos ilustra ainda mais esse fenômeno, com preço médio 20,26% maior e desconto médio 6,44pp menor”, comenta Ismael Borges, Country Manager do Bookscan Brasil.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.*T. Mercado – Período 04: 2023 (27/03 a 23/04/2023) x 2024 (25/03 a 21/04/2024)


**T. Mercado – Acumulado WK01/WK16: 2023 (02/01 a 23/04/2023) x 2024 (01/01 a 21/04/2024)

***Os números não estão descontando a inflação do período

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

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