Novembro de 2016 – O décimo período* de 2016 do mercado editorial brasileiro apresentou queda na performance de vendas em comparação ao mesmo intervalo no ano de 2015: -14,10% em volume e -7,73% em faturamento.
Este período também interrompe uma sequência de recuperação em relação aos anteriores, que caminhavam para um cenário estável.
? Volume | ? Valor | |
Período 08 x Período 07 | 1,59% | 9,89% |
Período 09 x Período 08 | 1,61% | -0,03% |
Período 10 x Período 09 | -6,94% | -10,59% |
Os resultados atuais impactam diretamente o acumulado** do ano, aumentando o gap em relação aos números de 2015: -13,55% em volume e -4,92% em valor.
Esses são alguns dos dados do 10º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2016, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
* T. Mercado – Período 10: 2015 (07/09 a 04/10/2015) x 2016 (12/09 a 09/10/2016)
** T. Mercado – Acumulado WK01 / WK40: 2015 (29/12/2014 a 04/10/2015) x 2016 (04/01 a 09/10/2016)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan