Dezembro de 2016 – Com resultado acima das previsões otimistas, a 6ª edição da Black Friday impactou positivamente o 12º período analisado do mercado editorial em 2016. Veja na tabela abaixo:
Volume | Valor | |
Período 09 x Período 08 | 1,61% | -0,03% |
Período 10 x Período 09 | -6,94% | -10,59% |
Período 11 x Período 10 | -0,82% | -1,73% |
Período 12 x Período 11 | 48,24% | 33,06% |
Em comparação com a média de vendas das quatro semanas anteriores ao evento, houve um incremento em volume de 115% e de 65% em faturamento na semana da Black Friday. O impacto em reais (R$) foi menor em razão dos altos descontos praticados (37,8%) nesta época.
Levando em consideração o desempenho geral do 12º* período de 2016, o resultado também foi positivo: 10,07% em volume e 12,54% em valor, se comparado ao mesmo período de 2015.
Os resultados do acumulado do ano** também repercutem a boa performance deste intervalo, mas não foram suficientes para reverter os números negativos. Comparando com 2015, a variação é de -3,37% em faturamento e -11,08% em volume.
Volume | Valor | |
Acumulado até a semana 36 | -13,50% | -4,64% |
Acumulado até a semana 40 | -13,55% | -4,92% |
Acumulado até a semana 44 | -13,21% | -4,78% |
Acumulado até a semana 48 | -11,08% | -3,37% |
Esses são alguns dos dados do 12º Painel das Vendas de Livros do Brasil em 2016, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Confira o estudo completo aqui.
* T. Mercado – Período 12: 2015 (05/10 a 29/11/2015) x 2016 (10/10 a 04/12/2016)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK48: 2015 (29/12/2014 a 29/11/2015) x 2016 (04/01 a 04/12/2016)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan