AEJ

Academia Editorial Júnior (AEJ)

A Academia Editorial Júnior (AEJ) é o primeiro projeto social do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) dedicado a jovens universitários interessados em atuar no mercado editorial. Através de uma experiência imersiva, com duas aulas semanais, o projeto oferece formação teórica e prática, desenvolvendo as habilidades profissionais dos alunos e oferecendo oportunidades de networking com grandes nomes do setor. A AEJ tem como principal objetivo formar a próxima geração de profissionais capacitados e preparados para os desafios do mercado editorial, promovendo uma transformação positiva e inovadora no cenário literário nacional.

Com duas edições – 2023 e 2025 – a AEJ formou até o momento 23 jovens e contou ao todo com mais de 300 horas de aulas teóricas e práticas com publishers, editores, designers, tradutores, redatores, distribuidores, livreiros, produtores e curadores de eventos literários, copywriters e agentes literários, além de visitas técnicas a editoras, gráficas e livrarias.

Ambas as edições foram finalizadas durante as Bienais do Livro Rio de seus respectivos anos, com o lançamento de livros editados pelos próprios jovens como trabalho final exigido pelo SNEL para a conclusão do projeto, possibilitando que os jovens entrem no mercado já com a experiência de uma primeira publicação.

Em 2025, a Academia Editorial Júnior tornou-se um dos projetos participantes da Rio Capital Mundial do Livro, título concedido pela UNESCO para a cidade maravilhosa. Até abril de 2026, o SNEL estará ao lado da Prefeitura do Rio, em uma grandiosa parceria que busca promover ações de incentivo à leitura e estimular a formação de novos leitores. Além da AEJ, o Rio International Publishers Summit – outro projeto do SNEL – também faz parte do grupo de ações da Rio Capital Mundial do Livro.

Notícias Relacionadas
19ª Pesquisa de RH ao vivo na sede do SNEL
Relatório mostra que CTP é setor mais pirateado
Documentário relata disparidade no acesso à leitura no Rio de Janeiro
Penúltimo período de pesquisa mostra que setor mantém crescimento
SNEL patrocina prêmio Melhores Empresas para Trabalhar
Recesso de fim de ano