Como esperado, a Black Friday aquece o mercado e entrega bons números no período 12* quando comparamos ao período anterior (29% em volume e 26% em valor em comparação ao período 11), 4,7 milhões de exemplares foram vendidos, faturando*** R$ 209 milhões. Ainda assim, a performance é inferior à performance de 2022, entregando queda em volume (-9,32%) e em valor (-1,92%).
O 12° Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), um fator interessante é que sendo a Black Friday uma sazonal fixada em liquidações/promoções, vemos um período com menor bibliodiversidade (-1,30%) e com o preço médio ofertado +8,16% superior ao ano anterior.
“O período que incluiu a Black Friday não alterou a tendência de queda real de cerca de 5 a 6% no comparativo com 2022, confirmando ser este um ano de ajustes na dinâmica do mercado não só no Brasil, mas também observada em diversos mercados no exterior”, Dante Cid, presidente do SNEL.
“O ano está acabando. E agora? O que precisa acontecer para que a performance deste ano se iguale à do ano anterior. A matemática diz que o mês de dezembro deveria vender 59% de exemplares a mais em relação ao mesmo mês anterior. Já em faturamento, essa performance deveria ser 4,7% a mais e haveria empate, no entanto ainda é preciso considerar a inflação do período.” Comenta Ismael Borges, Country Manager do Bookscan.
Quando observamos o desempenho do acumulado** do ano em comparação ao ano anterior, 2023*** vendeu 49,4 milhões de livros e alcançou a soma de R$ 2,2 bilhões em faturamento, acumulando uma queda de -6,44% em volume e -0,56% em faturamento.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 12: 2022 (07/11 a 04/12/2022) x 2023 (06/11 a 03/12/2023)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK48: 2022 (03/01 a 04/12/2022) x 2023 (02/01 a 03/12/2023)
***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.
CONTATO COM A IMPRENSA
– Assessora de Comunicação
Camila Del Nero
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com
CONTATO COM A IMPRENSA
Nielsen Book Brasil – bookscanbrasil@nielseniq.com
SNEL – Camila Del Nero – delnerocamila@gmail.com