Confira a apresentação na íntegra aqui.
O período 07 de 2023*, marcado por grandes ações de varejistas, não consegue superar o volume de livros vendidos e o valor arrecadado em 2022 pelo setor livreiro. A quantidade de livros em 2023 foi de 4,40 milhões, sendo 8,90% abaixo do que o setor livreiro registrava no mesmo período do ano anterior. Em faturamento, os R$187,83 milhões não foram suficientes, sendo 1,84% menor que 2022, como mostra o 7º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL).
No acumulado de 2023**, o resultado negativo do período esfria o ritmo de crescimento do setor, mas ainda registra uma afirmação positiva no faturamento. O ano de 2023 registra a movimentação de 30,07 milhões de livros contra 30,98 milhões de livros no ano anterior, uma queda de 2,96%. Já o valor arrecadado do mercado livreiro foi de R$1,38 bilhão em 2023, quando em 2022 foi de R$1,35 bilhão, uma superioridade de 2,31%.
“Destaco o forte aumento de preço médio entre os 5000 títulos mais vendidos, que representam mais da metade do mercado total. Entre os 500 bestsellers, esse aumento de preço é de 9,52%. Tal fenômeno é uma das possíveis explicações que colocam o faturamento acumulado do ano andando próximo da inflação enquanto as vendas em volume se apresentam negativas”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil.
“O resultado negativo deste mês veio infelizmente sinalizar que o crescimento visto no mês passado foi uma exceção, em um ano que vem sendo de queda em volume e faturamento acumulado praticamente empatado com a inflação. Os segmentos têm mantido um equilíbrio entre si, com exceção de Não-Ficção Trade, ampliando sua fatia em 3 pontos percentuais, mesmo montante que o segmento Não Ficção Especialista apresenta de perda”, destaca Dante Cid, presidente do SNEL.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 07: 2022 (20/06 a 17/07/2022) x 2023 (19/06 a 16/07/2023)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK28: 2022 (03/01 a 17/07/2022) x 2023 (02/01 a 16/07/2023)
***Os números não estão descontando a inflação do período
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.