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3º Painel de Varejo de Livros – Semana do Consumidor 2024 foi mais agressiva e seus bons resultados trazem otimismo para o setor

Confira aqui a apresentação completa. Marcado pela presença de ações promocionais dos varejistas por conta da Semana do Consumidor, o 03º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), registra um movimento superior em relação a 2023 e tais…

Confira aqui a apresentação completa.

Marcado pela presença de ações promocionais dos varejistas por conta da Semana do Consumidor, o 03º Painel de Varejo de Livros no Brasil de 2024, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), registra um movimento superior em relação a 2023 e tais números contribuem para uma melhora no cenário anual também.

“Temos que comemorar a volta do crescimento depois de um período de declínio. E esse crescimento acontece não por acaso no período da Semana do Consumidor, o que demonstra que o mercado consumidor está atento e que podemos explorar outras oportunidades como essa”, frisou o presidente do SNEL, Dante Cid.

O período 03 de 2024* apresenta um movimento do setor mais agressivo e com mais descontos. Foram movimentados 5,04 milhões de livros contra 4,63 milhões no mesmo período em 2023, marcando uma variação positivo de 8,95%. Em faturamento, o setor arrecadou R$245,37 milhões, sendo 15,95% superior ao período 03T2023 que alcançava R$211,63 milhões. O preço médio ainda se mantém superior com uma variação de 6,42%.

No acumulado** é possível notar a positividade no faturamento e também um cenário positivo mesmo diante uma variação negativa em volume, pois com os bons resultados dos últimos períodos o mercado vem se recuperando e trazendo uma expectativa otimista para 2024. Do início do ano até 24 de março, o volume de livros vendidos é de 13,48 milhões, enquanto em 2023 o volume foi de 13,90 milhões, registrando uma variação negativa de 3,01%, mas vale lembrar que o início do ano começou com uma variação de -15,70%. Já no quesito arrecadação, o setor segue com positividade e chega a 8,65% de superioridade em relação ao acumulado de 2023 com um faturamento de R$728,35 milhões contra R$670,35 milhões.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

*T. Mercado – Período 03: 2023 (27/02 a 26/03/2023) x 2024 (26/02 a 24/03/2024)
**T. Mercado – Acumulado WK01/WK12: 2023 (02/01 a 26/03/2023) x 2024 (01/01 a 24/03/2024)

***Os números não estão descontando a inflação do período

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

 

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