A espera foi longa e o trabalho, árduo, mas os nossos curadores conseguiram listar os cinco semifinalistas das quatro categorias do nosso prêmio Incentivadores do Livro e da Leitura. A publicação, conforme constava em nosso cronograma, sai neste dia 30 de setembro de 2026.
O prêmio, como se sabe, vai homenagear personalidades, agentes do poder público, empresas e organizações, além de professores e bibliotecários que se destacam na divulgação e promoção dos livros. A intenção é apontar o holofote para iniciativas que merecem aparecer para criar uma comunidade que se retroalimente.
Quem ficou de fora dessa vez, não é para desanimar. A escolha foi dificílima exatamente pela qualidade das candidaturas. Escolher os semifinalistas foi uma tarefa quase impossível que nossos curadores enfrentaram. Ano que vem teremos novamente o prêmio e já convidamos a todos para, quando as inscrições abrirem novamente, tentarem novamente.
Para os selecionados, os nossos mais profundos parabéns. E fiquem atentos ao nosso Instagram e ao nosso site que, no dia 15 de outubro, será divulgado o/a vencedor/a de cada uma das categorias. A premiação é em dezembro numa festa imperdível no Rio de Janeiro. Então, cruzem os dedos e preparem as roupas.
Primeiro ano
Criado em 2025 como um título, o reconhecimento evolui neste ano para prêmio, acompanhando a expansão das chamadas comunidades leitoras no Brasil e destacando o papel estratégico de mediadores, influenciadores, educadores e organizações na promoção da leitura.
Em sua primeira edição, com forte presença de iniciativas no Rio de Janeiro, foram reconhecidos nomes e projetos como, na categoria Poder Público, os então secretários municipais Lucas Padilha, Renan Ferreirinha e a deputada federal Fernanda Melchionna, por suas contribuições para o fortalecimento de políticas públicas voltadas ao livro, à leitura e à educação.
Na categoria Professores e Bibliotecários, foram reconhecidas Bel Santos Mayer, por sua trajetória como defensora da literatura e seu trabalho à frente da Literasampa e de redes de bibliotecas comunitárias e periféricas, e Kelly Xavier Madaleny, professora da 9ª CRE, no Ginásio Educacional Tecnológico Dulce Araújo, pelo seu trabalho como educadora e seu empenho na valorização das infâncias negras e indígenas e das narrativas historicamente silenciadas.
Na categoria Personalidades, foi reconhecida Taís Araújo, por sua atuação na valorização da cultura, da leitura e na ampliação de narrativas diversas no país.
Já na categoria Empresas e Organizações, foram reconhecidos O Globo, que celebrou 100 anos em 2025, e TikTok, que reúne uma ampla comunidade literária. As homenagens foram realizadas durante a Bienal do Livro Rio.
Categorias
A iniciativa do SNEL se consolida como uma resposta à necessidade de valorizar quem atua na base da formação leitora, muitas vezes fora dos grandes centros ou dos circuitos tradicionais, e reforça a leitura como elemento central para o desenvolvimento educacional, cultural e social do Brasil.
As quatro categorias:
- Personalidades, que mobilizam e influenciam a leitura em diferentes plataformas e espaços;
- Professores e Bibliotecários, que atuam diretamente na mediação e formação de leitores;
- Empresas e Organizações, que investem em projetos e ações de incentivo à leitura;
- Poder Público, que desenvolve ou apoia políticas voltadas ao livro e à leitura.
Mais do que um reconhecimento simbólico, o prêmio busca construir uma rede de agentes comprometidos com a ampliação do acesso ao livro e com a valorização da leitura como prática transformadora. Ao dar visibilidade a essas iniciativas, o SNEL reforça o papel do setor editorial como articulador de políticas, ações e conexões que impactam diretamente a formação cultural do país.