skip to Main Content

Setor Editorial fecha 2021 em ascensão

Pesquisa realizada pela Nielsen BookScan e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), o 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil mostra que, entre os dias 06/12/2021 e 02/01/2022, foram comercializados 5,4 milhões de livros, o que representa o crescimento de 4,9%, em relação ao mesmo período de 2020, quando foi registrada a venda de 5,1 milhões. Em faturamento, o crescimento foi de 14,1%, contabilizando R$235 milhões.

Ao longo de todo o ano passado, o setor mostrou resiliência e a adoção de boas práticas, capazes de superar as expectativas e fazer de 2021 um ano de prosperidade. Em relação a 2020, o crescimento registrado foi de 29,3% em volume e de 29,2% em faturamento. Em números reais, foram vendidos 55 milhões de livros, que movimentaram R$2,28 bilhões.

“Ficamos muito felizes com os resultados, por ter demonstrado que a retomada do hábito de leitura permaneceu forte, mesmo sob todas as complexidades do ano que passou. Para o ano que se inicia, a inflação em elevação traz um novo desafio, e precisaremos manter a resiliência demonstrada pelo setor até agora.”, afirma Dante Cid, presidente do SNEL.

Outro dado interessante apresentado pela pesquisa é o crescimento de 9,7% na quantidade ISBNs comercializados, que alcançou 408 mil. Isso prova, mais uma vez, o crescimento do hábito de leitura.

“Um ano de números superlativos. Na macroeconomia, a inflação é de 2 dígitos, no mercado livreiro o crescimento se aproxima de 20 pontos percentuais acima da inflação. O maior desconto médio anual já registrado fez zerar a variação do preço médio do livro. Fechamos o ano no azul elástico em função dos desdobramentos das crises e cenário pandêmico. A partir de agora devemos perseguir um ambiente menos turbulento, com variações mais ajustadas”, comenta Ismael Borges, gestor da divisão Nielsen Book Brasil.

Em função de um processo de aprimoramento das classificações dos metadados que a Nielsen Book está realizando, não apresentamos neste Painel as análises de gêneros.

Esses são alguns dos dados do 13º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2021, apresentados pelo Nielsen Bookscan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

*T. Mercado – Período 13: 2020 (30/11/2020 a 27/12/2020) x 2021 (06/12/2021 a 02/01/2022)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK52: 2020 (30/12/2019 a 27/12/2020) x 2021 (04/01/2021 a 02/01/2022)

 

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.

CONTATO COM A IMPRENSA
Gabriela Leal – Assessora de Comunicação
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477

SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com

CONTATO COM A IMPRENSA
Ari Rodriguez – ari.rodriguez@nielseniq.com

Back To Top