skip to Main Content

Painel do Varejo: 10º Período apresenta quedas acentuadas e impacta no acumulado que também registra resultados negativos

Estudo revelou uma queda significativa nas vendas e no faturamento no período de outubro de 2023 em comparação com outubro de 2022

Confira a apresentação na íntegra aqui.

O 10º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL), apresenta uma grande queda do período 10.2023* em relação a 10.2022. Os 3,33 milhões de livros não foram suficientes para superar os 4,03 milhões em 2022, registrando uma variação de -17,21%. Mesmo com um preço médio superior, o faturamento de 2023 também não conseguiu alcançar ou até mesmo superar a performance do décimo período de 2022, registrando R$153,67 milhões contra R$173,36 milhões, resultando numa variação de -11,36%.

Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book Brasil, comenta: “o período vinha com uma tarefa difícil de superação, já que o período 10 de 2022 contabilizava bons números devido as ações promocionais e também contava com o fenômeno dos álbuns de figurinhas da Copa do Mundo. Além de um período menos agressivo, o setor não pôde contar com os números da Livraria Saraiva, que deixa de existir”. 

A variação superlativa do período impactou no acumulado de 2023, tanto no volume como em valor, registrando -6,43% e -0,68%, respectivamente. Do início do ano até 08 de Outubro de 2023**, o setor livreiro apresenta a venda de 41,08 milhões de livros com uma arrecadação de R$1,88 bilhão. Já em 2022, o volume de livros comercializados chegou à marca de 43,9 milhões, acumulando uma receita de R$1,90 bilhão. 

Neste período, a ausência de grandes lançamentos esperados pelo público e a espera pelos descontos da black friday que se aproxima, podem ajudar a explicar a  continuidade da queda do faturamento. Por isso é sempre importante destacar a necessidade de uma maior bibliodiversidade no mercado, com novas apostas que atraiam o público às livrarias”, lembrou Dante Cid, presidente do SNEL.

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.


*T. Mercado – Período 10: 2022 (12/09 a 09/10/2022) x 2023 (11/09 a 08/10/2023)

**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK40: 2022 (03/01 a 09/10/2022) x 2023 (02/01 a 08/10/2023)
***Os números não estão descontando a inflação do período

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.

SOBRE A NIELSEN

A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com

Back To Top