skip to Main Content

10º PERÍODO DE 2015 DAS VENDAS DE LIVROS NO BRASIL APRESENTA POUCAS NOVIDADES E MERCADO EDITORIAL SE PREPARA O NATAL

O período 10* de 2015 apresentou estabilidade na variação das vendas em número de exemplares (0,7%) em relação ao mesmo período do ano anterior. Já o faturamento foi 3,9% maior, em função de um pequeno aumento do preço médio e a diminuição dos descontos cedidos pelos canais de vendas, que caiu de 23,95% em 2014 para 20,30% neste ano.

Com esses resultados, 2015 apresenta um crescimento acumulado de 5,4% em volume e 5,47% em faturamento, quando comparado ao mesmo período do ano passado – uma pequena queda em relação ao Painel anterior, não atendendo as expectativas do mercado. Na projeção das vendas das editoras, a variação de faturamento, na comparação anual, é de uma queda de 0,25%.
“Temos um grande desafio nos próximos 3 meses para reverter parte deste quadro, e esperamos que as vendas do Black Friday e do Natal possam contribuir para isto”, comenta o presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), Marcos da Veiga Pereira.

Esses são alguns dos dados contidos no 8º Painel das Vendas de Livros do Brasil, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados. O *período aferido vai de 07 de setembro a 04 de outubro de 2015.

*T. Mercado – Período 10: 2014 (08/09 a 05/10/2014) x 2015 (07/09 a 04/10/2015) – Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados.
O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

Back To Top

Send this to a friend