skip to Main Content

Em ano difícil, Black Friday traz bons resultados para o mercado editorial

Painel das Vendas de Livros_Para site

Dezembro de 2016 – Com resultado acima das previsões otimistas, a 6ª edição da Black Friday impactou positivamente o 12º período analisado do mercado editorial em 2016. Veja na tabela abaixo:

Volume Valor
Período 09 x Período 08 1,61% -0,03%
Período 10 x Período 09 -6,94% -10,59%
Período 11 x Período 10 -0,82% -1,73%
Período 12 x Período 11 48,24% 33,06%

Em comparação com a média de vendas das quatro semanas anteriores ao evento, houve um incremento em volume de 115% e de 65% em faturamento na semana da Black Friday. O impacto em reais (R$) foi menor em razão dos altos descontos praticados (37,8%) nesta época.

Levando em consideração o desempenho geral do 12º* período de 2016, o resultado também foi positivo: 10,07% em volume e 12,54% em valor, se comparado ao mesmo período de 2015.

Os resultados do acumulado do ano** também repercutem a boa performance deste intervalo, mas não foram suficientes para reverter os números negativos. Comparando com 2015, a variação é de -3,37% em faturamento e -11,08% em volume.

Volume Valor
Acumulado até a semana 36 -13,50% -4,64%
Acumulado até a semana 40 -13,55% -4,92%
Acumulado até a semana 44 -13,21% -4,78%
Acumulado até a semana 48 -11,08% -3,37%

Esses são alguns dos dados do 12º Painel das Vendas de Livros do Brasil em 2016, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen.  Os números têm como base o resultado de Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

Confira o estudo completo aqui.

* T. Mercado – Período 12: 2015 (05/10 a 29/11/2015) x 2016 (10/10 a 04/12/2016)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK48: 2015 (29/12/2014 a 29/11/2015) x 2016 (04/01 a 04/12/2016)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Back To Top
Skip to content