(Escrito por Eduarda Serejo / AEJ)
Nesta quinta-feira (5), a Academia Editorial Júnior (AEJ) recebeu a visita de Martha Ribas e Tatiana Zaccaro, profissionais de destaque nos setores editorial e de eventos literários. Com trajetórias consolidadas em seus campos, ambas compartilharam suas experiências no mercado, e anteciparam as novidades sobre a Bienal do Livro 2025. Ao longo da palestra, Ribas, livreira, editora e consultora do SNEL e da GL Events, instituições que juntas organizam a Bienal do Livro do Rio, destacou “a natureza porosa do livro, como um objeto que reflete a humanidade”, inspirando os acadêmicos a reconhecerem as programações culturais como espaços de experiências, que buscam fomentar o diálogo entre diferentes comunidades e gerações.
Na mesma ocasião, Zaccaro, diretora da GL Events, apresentou um panorama histórico da Bienal do Livro, desde suas origens nos salões do hotel Copacabana Palace até sua atual realização no Riocentro. A diretora de negócios da GL Events, também abordou os desafios e transformações nas características do evento – em sintonia com as mudanças no mercado editorial –, como o maior engajamento do público jovem e a importância de um itinerário mais representativo, capaz de ceder espaço a múltiplas vozes e perspectivas.
Tendo seu início previsto para a próxima semana, a Bienal do Livro 2025 contará com a participação dos acadêmicos da Academia Editorial Júnior (AEJ), que lançarão dois livros editados por eles ao longo do curso. A AEJ é uma iniciativa promovida pelo SNEL em parceria com o Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE), dedicada à formação de jovens talentos para o mercado editorial.