O SNEL entregou, ao fim do Rio International Publishers Summit, na noite de 12 de junho, o título de Incentivadores do Livro e da Leitura para figuras públicas ou instituições que ajudam na proliferação do hábito de ler. Leia abaixo o discurso de premiação. O título foi desenvolvido por um grupo de trabalho composto por Raquele Menezes, Rita Mattar, Flávio Moura, Cristiane de Mutus, todos diretores do SNEL, e Martha Ribas, conselheira do SNEL.
Leia a reportagem do Jornal “O Globo” sobre a entrega.

Eu Sou Raquel Menezes e esta é minha colega Rita Mattar
É com grande entusiasmo que representamos o GT de incentivo à Leitura do SNEL, formado também por Cristiane de Mutus Rocha, Flávio Moura e Martha Ribas. Juntos criamos esta iniciativa de celebrar e reconhecer pessoas e instituições que vêm fazendo a diferença na construção de um país mais leitor. Agradecemos o apoio da Diretoria e o entusiasmo do nosso Presidente Dante Cid.
[Rita:] LER é um direito!E garantir esse direito passa por ampliar o acesso ao livro, por criar condições para que ele circule, chegue onde antes não chegava, e encontre leitores que muitas vezes só precisavam de uma oportunidade, de um estímulo. Este é o espírito do Título de Incentivador(a) do Livro e da Leitura. Uma iniciativa que busca valorizar quem, por meio de projetos, campanhas, políticas públicas ou ações cotidianas, ajuda a tornar o livro uma presença mais constante e transformadora na vida das pessoas.

Hoje damos início à entrega desses títulos, e esta é apenas a primeira edição de algo que queremos ver crescer, inspirar e multiplicar.


Com afeto e admiração, damos início à entrega dos títulos de Incentivador(a) do Livro e da Leitura.
Que venham as histórias, os gestos e as inspirações que nos trouxeram até aqui.
Na categoria Empresas e Organizações
Pelos seus 100 anos de cobertura jornalística, divulgação da crítica literária e apoio institucional a eventos literários, chamamos ao palco Mauro Palermos, em nome do Jornal o Globo.
Por sua atuação junto aos Booktokers e o investimento em projetos que valorizam e incentivam a leitura, como esta Bienal do livro, chamamos ao palco Juliana Gueli
Pelo incansável trabalho de construção de bibliotecas comunitárias em favelas do Rio de Janeiro, chamamos ao palco Verônica Marcílio.

Na categoria Poder Público
Pela atuação político-cultural focada na promoção da leitura e democratização do acesso à cultura e a criação da Frente Parlamentar Do estado do Rio de Janeiro, chamamos ao palco a Deputada Estadual Dani Balbi
Pelos esforços por tornar a sala de aula um lugar livre das telas, chamamos ao palco o Secretário Municipal de Educação Renan Ferreirinha.
Na categoria Professores e Bibliotecários
Por sua trajetória como defensora da literatura e seu trabalho à frente da Literasampa e outras redes de bibliotecas comunitárias e periféricas, chamamos ao palco Bel Santos Mayer.
Pelo seu trabalho como educadora e seu empenho na valorização das infâncias negras e indígenas e das narrativas historicamente silenciadas, chamamos ao palco Kelly Xavier Madaleny, Professora da 9ª CRE, no Ginásio Educacional Tecnológico Dulce Araújo

Na categoria personalidades
Por ritmar literatura e samba em oficinas na Portela, escola que criou uma Festa Literária e mantém sua própria biblioteca comunitária, chamamos ao palco Bianca Monteiro.