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Balanço positivo do Rio International Publishers Summit

"Todas as sessões estavam cheias e atraíram muita atenção", opinou ex-presidente da IPA

Da esquerda para direita: o moderador Videl Bar-Kar (Bookwire), Chantal Restivo-Alessi (Harper); Amanda D’Acierno (PRH); Paulo Lemgruber (Audible)

(Por Monica Ramalho* – Especial para o SNEL)

Dezessete painéis (dez no salão principal e sete na programação da sala All About Áudio Brasil Skeelo) movimentaram as instalações do Hotel Lagune, durante o Rio International Publishers Summit, realizado nos dias 11 e 12 de junho. O evento que antecede a Bienal do Livro Rio contou com falas e palestras de mais de 60 profissionais que atuam em diversas frentes do mercado livreiro. As duas salas, que comportavam ao todo 200 pessoas, estavam sempre cheias.

Pelo segundo ano, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) ofereceu, gratuitamente, à plateia tendências e novas soluções para as questões desse segmento. A chegada dos audiolivros e da Inteligência Artificial, a liderança feminina e o levantamento de dados capazes de compreender as apostas das grandes editoras e impulsionar as vendas de livros foram alguns dos assuntos escalados pela curadoria, feita pelos experientes Flávia Bravin, Luiz Alvaro e Martha Ribas.

O Summit do SNEL agradou em cheio quem teve a oportunidade de assistir a alguns desses encontros, entre eles a editora Karine Pansa, ex-presidente da International Publishers Association (IPA).

“Todas as sessões estavam cheias e atraíram muita atenção e curiosidade dos participantes. A organização estava impecável e o conteúdo das mesas foi muito bem pensado. Um dos assuntos que precisamos falar ainda mais nos próximos Summits diz respeito aos direitos autorais, que estão em plena mudança e são fundamentais”, avaliou Pansa.

Ricardo Costa, CEO da MVB Metabooks na América Latina, empresa provedora de tecnologia e informação e um dos patrocinadores do evento, aplaudiu a programação. “Gostei muito do destaque que vocês deram para os palestrantes internacionais, sempre com intérpretes. Uma joia! E que venham os próximos!” Costa fez a sua contribuição ao ciclo de encontros trazendo a executiva Meike Knops, que recentemente assumiu a posição de CEO da empresa alemã, uma das patrocinadoras do Summit.

Outros patrocinadores
Outros patrocinadores tornaram os painéis possíveis: o Grupo GEN investiu na Academia Editorial Júnior (AEJ), no próprio Summit e no Guia de Editoras, que está em fase de desenvolvimento. Além dos recursos, a Sylvamo (proprietária das marcas Chamex, Chamequinho e Chambril) também disponibilizou sua gerente de marketing de produto, Camila Visnadi, para participar da mesa “PublisHer: carreira e liderança feminina no mercado editorial”. A Gráfica Santa Marta rodou 3 mil exemplares dos livros da AEJ e a Skeelo nomeia uma das salas, cuja programação foi feita pela Bookwire, patrocinadora também presente com a equipe nos encontros. Além desses, a Embratur e a OEI (Organização de Estados Ibero-Americanos) também participaram da programação e foram patrocinadores. Por fim, o Rio International Publishers Summit faz parte da agenda de comemorações do Rio como Capital Mundial do Livro.

“A qualidade dos debates e das pessoas foi muito alta. Entendo que seja necessário fazer duas programações paralelas, mas concorreu um pouco, principalmente no segundo dia. Gostei demais da mesa sobre audiolivros, da sala principal”, diz a coordenadora de Pesquisa Econômica da Nielsen Book, Mariana Bueno. A executiva foi uma das debatedoras do painel “Para além da capa: o que os dados revelam (e escondem) sobre o mercado editorial“.

* Jornalista, fotógrafa e criadora do podcast Um Oceano Delas, sobre literatura feita por mulheres.

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