skip to Main Content

Totem no SNEL convida leitor a visitar a Rota Literária

Visitantes podem explorar percursos da literatura brasileira através de QR-Code

(Por Monica Ramalho, especial para o SNEL)

Um totem interativo do projeto Rota Literária está instalado no estande do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) durante toda a Bienal do Livro Rio neste ano de 2025. Ele convida os visitantes a explorarem percursos da literatura brasileira através de um QR-Code. São duas rotas literárias, uma que leva o leitor a destinos literários da cidade do Rio de Janeiro, e outra que mostra lugares associados com Machado de Assis (1839-1908).

Realizada pela Embratur LAB em parceria com as start ups O que mais tem lá? e Glocal Audioguide, e apoio institucional da Academia Brasileira de Letras e da Riotur, a iniciativa combina roteiros a pé, georreferenciamento e experiências sonoras a fim de valorizar o patrimônio cultural do país e atrair turistas interessados nos caminhos da nossa literatura.

As rotas são organizadas digitalmente e acessíveis pelo celular. Permitem que o visitante caminhe por endereços de destaque guiados por áudios roteirizados. A ideia é unir a tradição literária brasileira ao turismo inteligente, revelando paisagens, personagens e histórias sob uma nova perspectiva: a da ficção que habita o espaço real.

A cidade como livro aberto
O projeto objetiva transformar o turismo literário no Brasil, conectando a história e inspirações de grandes escritores a roteiros turísticos inovadores. Os trajetos podem ser feitos de forma autoguiada ou acompanhados por guias locais, que utilizam os áudios como um plus para enriquecer o passeio.
Além dos pontos mais famosos, como Confeitaria Colombo, Rua do Ouvidor, Teatro João Caetano e Real Gabinete Português de Leitura, a curadoria do projeto destaca locais menos explorados turisticamente, mas de grande valor histórico e simbólico. A intenção é estimular experiências autênticas, promovendo um olhar mais detalhado e sensível sobre o território.

Áudio, memória e encantamento
A narração das histórias é ambientada com sonoplastia original, vozes de autores, personagens literários e até elementos do ambiente real, como o som do mar, de bondes ou do burburinho urbano. O objetivo é surpreender o visitante com narrativas leves e culturalmente estimulantes.

A Rota Literária oferece uma experiência que vai além dos cartões-postais. Por meio da leitura, da tecnologia e da caminhada, os visitantes têm acesso aos pontos turísticos e, mais do que isso: à alma carioca, recontada por quem a viveu, escreveu e imaginou, muito tempo atrás. Uma viagem que começa com os pés no chão, o fone nos ouvidos e aquela indispensável vontade de saber mais sobre a literatura que motiva a existência de tantos eventos literários no país.

* Jornalista, fotógrafa e criadora do podcast Um Oceano Delas, sobre literatura feita por mulheres.

Fotos de André Bittencourt

Back To Top