
O secretário municipal de Cultura do Rio, Lucas Padilha, anunciou apoio formal a dois projetos do Sindicato Nacional dos Editores de Livros: o Rio International Publishers Summit e a Academia Editorial Júnior. O anúncio foi feito neste dia 22 de junho, durante a coletiva de encerramento das atividades da prefeitura na Bienal do Livro do Rio, no estande que comemorava o Rio sendo Capital Mundial do Livro.
“Estamos investindo em projetos para que a Bienal, com os seus números superlativos, não sejam exceção”, prometeu Lucas Padilha.
No evento, estavam presentes também o vice-prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, e o secretário municipal de Educação do Rio, Renan Ferreirinha. Ferreirinha, que fez diversas reuniões no mezanino do SNEL na Bienal do Livro, agradeceu a colaboração do sindicato com as ações da secretaria. O SNEL também auxilia no processo da visita escolar, de estudantes e professores.
Os três fizeram questão de lembrar que a Bienal do Rio é a terceira maior festa ligada ao mundo dos livros no mundo, atrás apenas de Frankfurt, na Alemanha, e de Guadalajara, no México.
O Rio International Publishers Summit teve a segunda edição nos dias que antecederam a Bienal do Livro Rio e contou com falas e palestras de mais de 60 profissionais que atuam em diversas frentes do mercado livreiro. As duas salas, que comportavam ao todo 200 pessoas, estavam sempre cheias. Leia mais aqui.
Em sua segunda edição, Academia Editorial Júnior tem como objetivo ensinar primeiros passos do ofício de editor de livros para jovens universitários em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica. Nesta Bienal, a AEJ lançou dois livros, que funcionam como um trabalho de conclusão do curso. Saiba como foi aqui.
Foto: André Bittencourt