A segunda edição da Academia Editorial Júnior, projeto social do Sindicato Nacional dos Editores de Livros que ensina a jovens universitários os primeiros passos do ofício de editor, terminou nesta quinta-feira (26). Sua conclusão aconteceu depois de os alunos passarem pelo seu ápice, a Bienal do Livro do Rio. De 13 a 22 de junho, foram dois lançamentos, cerca de 6 mil livros distribuídos e inúmeras conversas com visitantes do estande do SNEL na maior festa do livro da América do Sul.
“É um orgulho imenso de ter vocês juntos conosco”, comentou o presidente do SNEL, Dante Cid, na sua participação na cerimônia de entrega dos certificados, na quinta-feira, no audiório da sede. “Espero que vocês tenham gostado também, como nós gostamos”, falou Dante antes de entregar os certificados de conclusão do curso e perguntar a cada um dos partipantes quais seriam os próximos passos na carreira de cada um.
A AEJ é um projeto social do SNEL que começou em 2023, a partir de um pedido do presidente do SNEL para que os funcionários do sindicato pensassem em como a instituição poderia atuar diretamente na sociedade. A academia acontece, nos formatos atuais, a cada dois anos, em ano de Bienal do Livro do Rio, para que haja o lançamento das obras no estande do SNEL, como uma espécie de trabalho de conclusão para os alunos. O SNEL, como se sabe, é um dos organizadores da Bienal.
Para chegar à Bienal, os alunos passaram por seis meses de aulas com diversos profissionais do mercado editorial, que os ensinaram como montar um livro, da capa ao colofão. Na prática, aprenderam planejamento estratégico, passando por diagramação, marketing, tradução, assessoria de imprensa, redes sociais, tradução, agenciamento, e tiveram até contato com donos de editoras famosas e grandes executivos que organizam eventos do livro. Isso sem mencionar visitas técnicas em editoras, gráficas e livrarias. Um trabalho único de imersão no universo do livro, bem diferente do que os alunos normalmente têm acesso em seus cursos universitários.
Esses 16 jovens (15 mulheres e um homem) são todos vindos da periferia do Rio, alguns de cidades bem distantes do Centro da capital fluminense, como Seropédica (83 quilômetros) ou Itaboraí (70 quilômetros). São considerados, como condição para participar do projeto, vulneráveis da perspectiva social e / ou econômica. Todos são alunos de universidades públicas, estudando em cursos como Letras, em suas diversas modalidades, Biblioteconomia ou Comunicação Social.

Atividades na Bienal
Durante a Bienal, os acadêmicos atuaram diariamente no estande do SNEL apresentando a AEJ para todos os visitantes. Eles explicavam como foram as aulas, o que haviam estudado e mostravam o produto final de todo o aprendizado: seus dois livros “Editodos” e “Construindo um novo amanhã”.
“Editodos” reúne textos inéditos dos próprios alunos, em prosa e verso, na tentativa de compreender a existência humana num mundo tão turbulento. A jornalista e escritora Thalita Rebouças escreveu o prefácio.
Já “Construindo um novo amanhã” traz 27 redações vencedores do 49º Concurso de Redação (edição 2024), uma parceria do Instituto Chamex com a startup Redação Online. Todos os textos são de estudantes das escolas públicas do país e refletem sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta.
Além do Instituto Chamex, a Academia Editorial Júnior existe hoje em virtude de uma rede de patrocinadores (Konekta, Gráfica Santa Marta, Grupo GEN, GL Events, Instituto Maurício de Sousa). E o Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe), que ficou responsável pela Coordenação Pedagógica desta segunda edição do projeto.
Dois lançamentos
No dia 13 de junho, abertura oficial da Bienal, houve o primeiro lançamento das duas obras. Além dos estudantes, estavam presentes o presidente do SNEL, Dante Cid, e representantes dos patrocinadores, como o Instituto Chamex e da Gráfica Santa Marta, além de diretores do Nespe.
No dia 22, fechamento da Bienal, houve o segundo lançamento. Entre os dois, cerca de 6 mil livros foram distribuídos, 3 mil de cada volume. Não dá para negar o sucesso da edição.
Lista dos participantes dessa edição
Amanda Spisso, Ana Carolina Ribeiro, Beatriz Araujo, Camile Damásio, Carlos Eduardo Siqueira, Eduarda Serejo, Juliana do Valle, Leticia Seabra, Karoline Aguiar, Maria Eduarda Coutinho, Mariana dos Santos, Nicole Ferreira, Thaiane Catarino, Thaís Figueiredo, Thais Carvalho, Thalia Reis.