Fevereiro de 2017 – O primeiro período de 2017* do mercado livreiro apresentou estabilidade em relação às vendas em volume (-0,26%), porém com leve crescimento do faturamento (+2,63%), quando comparado aos resultados do mesmo intervalo em 2016.
A receita reflete o desempenho das vendas sazonais da época de volta às aulas, já que o intervalo concentra o primeiro período de compra dos livros didáticos e universitários, títulos com preço médio maior do que a média do mercado.
“A flexibilidade do carnaval mexe com a dinâmica de venda do período de volta às aulas, de modo que a análise do início do ano fica mais robusta quando comparamos oito semanas”, comenta Ismael Borges, gestor do Bookscan Brasil.
Esses são alguns dos dados do 1º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2017, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen.
Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
Confira o estudo na íntegra.
*T. Mercado – Período 1: 2016 (04/01 a 31/01/2016) x 2017 (02/01 a 29/01/2017)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan