Setembro de 2018 – Contemplando a segunda quinzena de férias escolares; eventos sazonais, como o Dia dos Pais e a Bienal do Livros em São Paulo; e a volta às aulas no 2º semestre, o 8º período de 2018* apresentou números positivos para as vendas de livros no país.
Após dois períodos seguidos de queda, o mercado livreiro teve crescimento de 11,45% em volume e 8,47% em faturamento no 8T, em relação ao mesmo intervalo no ano passado.
Comparando apenas a semana que compreende o Dia dos Pais e a Bienal do Livro SP com a média de vendas das três semanas anteriores aos eventos, verificou-se um incremento de 24% em volume e de 20% em faturamento. Outro destaque foi o aumento do desconto médio ofertado, de 0,79 pontos percentuais.
Além disso, no período de volta às aulas, chamou atenção uma maior procura por títulos científicos, técnicos e profissionais. “Os gêneros voltados para o público universitário com foco em Engenharia, Direito e Saúde tiveram a maior média de crescimento em comparação ao período anterior. Quando confrontamos com os dados do ano passado, os CTPs e Didáticos tomam maior espaço, crescendo acima da média. Ficção, por outro lado, foi o gênero menos expressivo em vendas nessa época”, pontua Ismael Borges, gestor da divisão de Bookscan, da Nielsen Brasil.
Mantendo o bom desempenho, no acumulado do ano** o mercado registrou performance superior à de 2017, com aumento de 5,97% em volume e de 9,8% em valor.
Esses são alguns dos dados do 8º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2018, apresentados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
* T. Mercado – Período 08: 2017 (17/07 a 13/08/2017) x 2018 (16/07 a 12/08/2018)
** T. Mercado – Acumulado WK01 / WK32: 2017 (02/01 a 13/08/2017) x 2018 (01/01 a 12/08/2018
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan