Os portões do Rio centro foram abertos hoje, dia 30 de agosto, às 9h para mais uma edição do principal evento literário do país. A Bienal Internacional do Livro Rio espera receber, até o dia 08 de setembro, cerca de 600 mil visitantes e a programação visa atender aos mais diferentes estilos e públicos.
A cerimônia de inauguração aconteceu no Auditório Madureira, às 10h. Como nesse ano o Japão é o país homenageado, o evento começou com a emocionante apresentação dos tambores japoneses – taiko – e os discursos dos Srs. Yoshitaka Hoshino, Cônsul Geral do Japão, e Masaru Susaki, Presidente da Fundação Japão.
Marcos da Veiga Pereira, Presidente do SNEL, enalteceu a importância da leitura para o melhor desempenho escolar, bem como a importância de priorizar a educação. O Presidente também citou o projeto Bienal nas escolas, que levou importantes autoras à diversas escolas públicas.
A CEO da Microsoft, patrocinadora do evento, ressaltou as iniciativas da empresa em prol da acessibilidade e inclusão.
Ao final do evento, a Suzano, representada elo Diretor Executivo de Papel, Leonardo Grimaldi, recebeu o Prêmio José OIympio. A honraria foi entregue pelo Itaú, ganhador na edição de 2017.