O 10º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022 aponta performance positiva na arrecadação do setor e leve diminuição no volume de livros comercializados. De acordo com os dados da pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), as ações promocionais e as vendas realizadas nos dias que antecedem ao Dia das Crianças foram determinantes para o resultado. O faturamento no período de 12 de setembro a 9 de outubro deste ano alcança R$173,36 milhões e, em 2021, foi de R$164,82 milhões, registrando uma variação positiva de 5,18%. Já a quantidade de livros vendidos teve uma queda de 3,39%, com 4,03 milhões de livros, contra 4,17 milhões no mesmo período em 2021, registrando uma queda de 3,39%.
O desempenho do acumulado do ano continua com variações positivas, mas o ritmo da desaceleração ainda se mantém. Em receita, foi registrada uma variação positiva de 8,77%, com a arrecadação de R$ 1,9 bilhão do início do ano até meados de outubro, enquanto que no mesmo período em 2021, o valor ficou em R$ 1,74 bilhão. No acumulado de 2022, o mercado livreiro registra 43,9 milhões de livros comercializados contra 42,05 milhões em 2021, uma variação positiva de 4,41%.
“Mais uma vez, as ações promocionais impactam na comercialização de livros. Tivemos boa performance período passado por causa dos álbuns de figurinha da Copa do Mundo e, no décimo, as ações promovidas para o Dia da Criança. É um dado importante, pois se o consumo de livros aumenta em data tão importante, entendemos que as crianças estão lendo mais, ou estão sendo incentivadas a cultivar o hábito da leitura”, comemora o presidente do SNEL, Dante Cid.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 10: 2021 (13/09/2021 a 10/10/2021) x 2022 (12/09/2022 a 09/10/2022)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK40: 2021 (04/01/2021 a 10/10/2021) x 2022 (03/01/2022 a 09/10/2022)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.
CONTATO COM A IMPRENSA
– Assessora de Comunicação
Camila Del Nero
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com
CONTATO COM A IMPRENSA
Ari Rodriguez – ari.rodriguez@nielseniq.com