A Academia Editorial Júnior, AEJ, é um projeto do SNEL que visa capacitar novos talentos para trabalhar no mercado editorial brasileiro. A ação tem como objetivo engajar jovens em situação de vulnerabilidade, unindo a questão social a um maior interesse pelo ofício editorial.
O projeto conta com profissionais do mercado que vão conceder palestras sobre as mais diversas etapas do processo de produção de um livro. Os jovens passarão por um treinamento de cerca de cinco meses, que começou em maio de 2023, e terminará em setembro deste ano na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Haverá aulas online e presenciais na sede do SNEL, e também visitas guiadas às editoras, gráficas e livrarias. O objetivo principal é capacitar novos talentos para que eles possam desenvolver atividades profissionais qualificadas para o mercado editorial.
“Aqui na Academia Editorial Júnior nós acreditamos numa sociedade mais justa, inclusiva e com oportunidades iguais para todos. Esses jovens serão o futuro do mercado editorial”, declarou o presidente do SNEL, Dante Cid.
A AEJ conta com um time de profissionais altamente qualificados em sua área de atuação, nomes como: o presidente Dante Cid, Marcos da Veiga Pereira, Roberta Machado, Eduardo Salomão, Rafaella Machado, Bernardo Teles, Martha Ribas, Dr. Gustavo Martins, Julia Wähmann, Sérgio Campante, Leonardo Neto, Bruno Mendes, Vinicius Barreto, Eduardo Cunha, Dr Dalton Morato, André Palme e muito mais. O conteúdo das aulas abrangerá diversos assuntos como redação, criação, design, diagramação, revisão, produção de conteúdo para redes sociais, marketing digital, entre outros.
O SNEL contou com grandes parceiros que patrocinaram o projeto, Grupo Record, GL EVENTS, GMT, Grupo Gen, Editora Moderna, Editora Rocco, Editora Sextante e Harper Collins.
Acreditamos que os jovens capacitados e qualificados pela AEJ se tornarão economicamente produtivos, desenvolverão meios de vida sustentáveis, contribuirão para uma sociedade mais justa e com oportunidades iguais para todos.
Estes propósitos estão em consonância com a Agenda 2030 e os Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável, da ONU, e também com o lema do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, “Por uma Nação Leitora”.