
Escrito por Camille Damásio e Thalia Reis (AEJ)
Nesta terça-feira (3), a responsável pelo projeto BookTok no TikTok esteve na sede do SNEL para conversar com os alunos da Academia Editorial Júnior (AEJ) sobre cultura digital e o papel das redes sociais no incentivo à leitura. Durante o encontro, Juliana Gueli compartilhou sua trajetória acadêmica e profissional destacando como se encontrou profissionalmente na comunicação e na promoção da leitura entre os jovens. Em uma fala inspiradora, afirmou: “A carreira vai se moldar dentro de vocês como um propósito”, incentivando os estudantes a seguirem seus caminhos com autenticidade.
Gueli ressaltou a importância da leitura e de como o BookTok é um projeto voltado para a valorização do livro. “O livro – diferentemente da tela – exige um engajamento ativo, imaginativo, onde, através do exercício da leitura (seja a leitura por entretenimento, seja uma leitura acadêmica, qualquer tipo de leitura), vai exigir uma capacidade e um envolvimento que a tela não exige”, visão compartilhada pelos participantes do projeto, segundo a profissional. Gueli também exaltou a comunidade do BookTok, destacando que o evento de pré-estreia da Bienal do Livro Rio 2025, patrocinado pelo TikTok, será um momento para celebrar os leitores da rede social.
Às vésperas da Bienal do Livro Rio 2025, a segunda edição da Academia Editorial Júnior se aproxima da reta final. Iniciada em janeiro de 2025, a AEJ é uma iniciativa do SNEL em parceria com o Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (NESPE) e integra os projetos participantes da Rio Capital Mundial do Livro. Como parte do encerramento da formação voltada ao mercado editorial, os acadêmicos irão participar da Bienal do Livro Rio 2025, onde lançarão dois livros editados por eles ao longo do programa.