skip to Main Content

AEJ lança livro na Bienal do Rio

As duas obras, produzidas pelos jovens autores, serão lançadas no dia 13 de junho

A Academia Editorial Júnior (AEJ), primeiro projeto social do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), vai fazer um lançamento duplo na sexta, 13 de junho, às 14h, dia de abertura da Bienal do Livro Rio, no Riocentro. No evento, a ser realizado no estande do SNEL (Pavilhão 4, R2), serão autografados os livros “Editodos: entre versos e prosas” e “Construindo um novo amanhã”, que foram totalmente produzidos pelos 16 alunos deste ano. A escritora Thalita Rebouças fará uma participação especial.

“A Academia Editorial Júnior é um projeto maravilhoso, que só tem resultados positivos. Além de criar oportunidades para jovens tão motivados ao ensinar o passo-a-passo do ofício editorial, também habilita mão de obra diversa e qualificada pela própria indústria, para um mercado que está sempre ávido por se tornar mais plural”, destaca o presidente do SNEL, Dante Cid, que aposta na iniciativa desde 2023.

Com passos firmes no ofício de editor
A Academia Editorial Júnior tem como objetivo ensinar os primeiros passos do ofício de editor de livros para jovens universitários em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica. Por cerca de seis meses, os alunos frequentam aulas com variados profissionais do setor – de publishers até editores, passando por designers, curadores de eventos literários, especialistas em marketing, em redes sociais, advogados e jornalistas, entre outros.

Eles recebem uma bolsa mensal de R$ 600, além de auxílio transporte e alimentação. Os livros, preparados por eles próprios, funcionam como um trabalho de conclusão do curso. Assim, são responsáveis pela escolha de originais, do tipo de papel, assim como pela preparação de texto, impressão e pelo próprio evento de lançamento, em plena Bienal do Livro Rio. A AEJ estreou em 2023 e também lançou um título produzido pelos seus jovens alunos na Bienal do Livro Rio.

No afã de compreender o mundo e as mudanças climáticas
“Editodos: entre versos e prosas” reúne textos inéditos, em prosa e verso, dos jovens alunos da AEJ. Eles recorreram a crônicas, fábulas e poemas na tentativa de compreender a existência humana num mundo tão turbulento. Já “Construindo um novo amanhã” reúne 27 redações vencedores do 49º Concurso de Redação, parceria do Instituto Chamex com a startup Redação Online. O mote do concurso foi incentivar os alunos de escolas públicas brasileiras a refletir sobre os impactos das mudanças climáticas no planeta.

Esta é a segunda edição da AEJ, realizada com a colaboração pedagógica do Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe) e uma rede de patrocinadores: Konekta, Gráfica Santa Marta, Grupo GEN, GL Events, Instituto Chamex e Instituto Maurício de Sousa. A Academia está entre os projetos incluídos no calendário oficial do Rio Capital Mundial do Livro. É a primeira vez que uma cidade de língua portuguesa faz parte da iniciativa, criada em 2001 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

Back To Top