Escrito por Thaís Figueiredo (AEJ)
Nesta quinta-feira (29), o jornalista Leonardo Neto esteve com a Academia Editorial Júnior discutindo notícias de grande impacto para o mercado editorial. Neto, que tem mais de 20 anos de experiência na área da comunicação, já foi editor-chefe do PublishNews, repórter do Estadão e curador da Bienal do Livro de São Paulo de 2024.
Durante a palestra, Leonardo apresentou os dados da mais recente pesquisa sobre Produção e Vendas do setor editorial brasileiro, realizada pela Câmara Brasileira do Livro e pelo SNEL, apuradas pela Nielsen BookData. Além disso, pontuou o aumento do consumo de livros em formatos digitais e as novas tendências, como Tiktok, que influencia na formação de novos leitores, além da diversidade dos meios de publicação. Segundo Neto, entender as editoras, as livrarias e o comportamento do leitor são essenciais para compreender e evoluir o mercado editorial hoje.
A AEJ, caminhando para o final de sua segunda edição, é um projeto coordenado pelo SNEL em parceria com o Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe), que visa a formação de jovens profissionais para o mercado editorial. O encerramento será na Bienal do Livro, no Rio Capital Mundial do Livro, com o lançamento de dois livros produzidos pelos acadêmicos