A International Publishers Association (IPA), associação internacional de editores a qual o SNEL é filiado, divulgou uma carta aberta com abaixo assinado da Comissão da União Europeia pedindo por regras claras e mecanismos de proteção para se lidar com Inteligência Artificial e tecnologias digitais. A iniciativa é coordenada pela Börsenverein des Deutschen Buchhandels, uma associação comercial da indústria editorial alemã.
Creators for Europe United marca um marco (versão em inglês aqui)
10.000 votos para a proteção de obras criativas na Europa
A iniciativa Creators for Europe United envia uma mensagem poderosa: Em apenas alguns dias, mais de 10.000 pessoas assinaram a carta aberta a Henna Virkkunen em favor de uma melhor proteção dos direitos dos criadores na Europa – e o número está crescendo a cada minuto. Esse marco impressionante destaca a necessidade urgente de condições justas para os criadores na era digital.
Desde o início da campanha no Dia Mundial da Propriedade Intelectual, em https://creators-for-europeunited.eu, o movimento vem crescendo de forma constante. Criadores de todas as disciplinas – desde literatura, cinema e jornalismo, música, teatro e arquitetura até design, fotografia e artes visuais – estão unindo suas vozes às de representantes dos setores cultural, criativo e de mídia, como editoras e produtoras. Mais de 100 associações europeias estão entre os apoiadores. Elas pedem regras claras e mecanismos de proteção para lidar com a inteligência artificial e as tecnologias digitais.
“Nossas ideias, vozes, imagens, músicas e histórias são o coração da Europa. Sem nossa criatividade, os sistemas de IA seriam vazios e sem sentido”, explica um porta-voz da Creators for Europe United. Já é hora de nossa contribuição ser reconhecida e respeitada. 10.000 vozes – esse é um coro poderoso para o futuro da criatividade! Especialmente com a atual implementação do AI Act, as preocupações e as demandas dos setores cultural, criativo e de mídia da Europa não estão recebendo a devida consideração. Se isso não mudar, a terceira maior força econômica da União Europeia estará seriamente ameaçada. Os principais beneficiários serão as empresas de tecnologia não europeias que poderão continuar a explorar obras europeias.
Creators for Europe United continua convidando todos os criadores e apoiadores a assinarem a carta aberta e defenderem a transparência, a remuneração justa e a proteção da propriedade intelectual.
Mais informações e assinatura da carta aberta: http://www.creators-for-europe-united.eu
Sobre o Creators for Europe United:
Creators for Europe United é uma aliança de criadores em toda a Europa, comprometida com os valores e a diversidade europeus, a proteção da propriedade intelectual e condições justas no mundo digital.
Atualmente, a iniciativa está fazendo campanha por regulamentações legais claras ao lidar com IA e plataformas digitais, a fim de preservar a diversidade cultural da Europa e os valores deste continente.
Berlim/Bruxelas, 12 de maio de 2025