skip to Main Content

Até metade julho, venda das editoras fica muito abaixo da inflação

O 5º Painel das Vendas de Livros do Brasil, apresentado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e o Instituto de Pesquisa Nielsen, que afere o 7º período do ano, apontou desempenhos diferentes nos segmentos de varejo e de editoras. Para os canais de venda, o levantamento indica que houve um crescimento de 7,29% no faturamento líquido, no…

O 5º Painel das Vendas de Livros do Brasil, apresentado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros e o Instituto de Pesquisa Nielsen, que afere o 7º período do ano, apontou desempenhos diferentes nos segmentos de varejo e de editoras. Para os canais de venda, o levantamento indica que houve um crescimento de 7,29% no faturamento líquido, no acumulado do período – R$ 827,3 milhões em 2015 contra R$ 771,1 milhões em 2014.

Já o faturamento das editoras, no mesmo intervalo de tempo, teve um crescimento de apenas 1%, muito abaixo da inflação acumulada nos últimos 12 meses que é de 9,5%. Analisando os números de exemplares vendidos, preço e desconto médio oferecidos pelos livreiros, o Painel fez uma projeção das vendas das editoras, calculando o valor bruto dos exemplares vendidos x o preço de capa. Os números têm como base o resultado do BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados.

“É preocupante constatar este número. Teremos que ser muito criativos no segundo semestre para tentar reverter este quadro.”, observou o presidente do SNEL, Marcos da Veiga Pereira.

O que gerou a diferença de desempenho foi o desconto médio oferecido pelos canais de venda aos clientes, que no ano passado foi de 21,65%, enquanto que em 2015 foi de 16,73%, um ganho de quase 5 pontos percentuais. O Painel afere os valores efetivamente desembolsados pelo consumidor em comparação com o preço de capa das editoras.

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre SNEL e Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Metodologia

Há mais de 90 anos no mercado e presente em mais de 100 países, a Nielsen é sinônimo de pesquisa e informação de mercado. Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

O Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados.

O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

Veja na íntegra o 5º Painel das Vendas de Livros do Brasil

Back To Top