O 12º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2022, pesquisa realizada pela Nielsen Book do Brasil e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), destacou-se pela presença de ações promocionais decorrentes da esperada Black Friday. Com uma boa performance, tornou-se o segundo período com mais vendas e faturamento no ano, mas não conseguiu superar a força do mesmo período no ano anterior. A venda de 5,19 milhões de livros não foi suficiente para superar os 5,689 milhões de livros comercializados em 2021, registrando uma variação negativa de 8,78%. O faturamento também foi negativo em 1,39%, sendo R$ 213,78 milhões contra R$ 216,80 milhões em 2021.
Quando consideramos o resultado apurado do começo do ano até o início de dezembro, foram vendidos 52,84 milhões de livros. No mesmo período de 2021, a venda alcançou 51,48 milhões de unidades, uma variação de 2,64%. O faturamento também é superior no acumulado de 2022, com R$ 2,27 bilhões versus R$ 2,11 bilhões em 2021, resultando numa variação de 7,56%.
“Se por um lado a involução dos números de volume e valor 2022 passa uma ideia de um ano em desaceleração, um olhar cuidadoso nos faz lembrar que a dinâmica do ano base, ou seja, 2021 é resultado direto da retomada pós pandemia, tornando a comparação desequilibrada, não só ao longo dos períodos, mas o próprio resultado total de cada ano nos leva a crer que alguma venda represada na pandemia aconteceu ao longo do ano base”, comenta Ismael Borges, Territory Manager do Bookscan/Nielsen Book Brasil.
“Torna-se clara a desaceleração que vem ocorrendo ao longo de 2022, em vista da redução do poder de compra das famílias e da pressão dos preços dos insumos na cadeia produtiva. O único alento é que o ano-base de comparação foi excelente, o que suaviza a sensação deste “empate técnico” entre a variação do faturamento e a inflação do período”, afirma Dante Cid, presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros.
Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.
*T. Mercado – Período 12: 2021 (08/11/2021 a 05/12/2021) x 2022 (07/11/2022 a 04/12/2022)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK48: 2021 (04/01/2021 a 05/12/2021) x 2022 (03/01/2022 a 04/12/2022)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan
Metodologia
O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.
Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.
Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.
SOBRE O SNEL – Criado em 1941, o Sindicato Nacional dos Editores de Livros tem como finalidade o estudo e a coordenação das atividades editoriais, bem como a proteção e a representação legal da categoria de editores de livros e publicações culturais em todo o Brasil. Como representante da categoria editorial, o SNEL é filiado à International Publishers Association (IPA) e ao Centro Regional para el Fomento del Libro en America Latina y el Caribe (Cerlalc). O Sindicato mantém articulações permanentes com diversas entidades, tanto governamentais quanto privadas, com o objetivo de fomentar a política do livro e da leitura no país. Para mais informações, visite o site www.snel.org.br.
CONTATO COM A IMPRENSA
– Assessora de Comunicação
Camila Del Nero
comunicacao@snel.org.br / (+ 55 21) 2533-0399/ 99290-3477
SOBRE A NIELSEN
A Nielsen Holdings plc (NYSE: NLSN) é uma empresa global de mensuração e análise de dados, que fornece a visão mais completa e confiável de consumidores e mercados do mundo. Nossa abordagem une dados da Nielsen com informações de outras fontes para ajudar nossos clientes ao redor do mundo a entender o que está acontecendo no presente e no futuro e como agir corretamente com esse conhecimento. Por mais de 90 anos, a Nielsen forneceu informações e análises fundamentadas na ciência e inovação, e desenvolveu continuamente novas maneiras de responder às questões mais relevantes sobre mídia, publicidade, varejo e produtos de consumo (FMCG). Como uma das 500 maiores empresas de S&P, a Nielsen opera em mais de 100 países, cobrindo 90% da população mundial. Para mais informações, visite www.nielseniq.com
CONTATO COM A IMPRENSA
Ari Rodriguez – ari.rodriguez@nielseniq.com