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Com um resultado negativo, o período 07 desacelera o ritmo de crescimento do acumulado 

Painel do Varejo Período 07 - O ano de 2023 registra a movimentação de 30,07 milhões de livros contra 30,98 milhões de livros no ano anterior, uma queda de 2,96%.

Confira a apresentação na íntegra aqui.

O período 07 de 2023*, marcado por grandes ações de varejistas, não consegue superar o volume de livros vendidos e o valor arrecadado em 2022 pelo setor livreiro. A quantidade de livros em 2023 foi de 4,40 milhões, sendo 8,90% abaixo do que o setor livreiro registrava no mesmo período do ano anterior. Em faturamento, os R$187,83 milhões não foram suficientes, sendo 1,84% menor que 2022, como mostra o 7º Painel do Varejo de Livros no Brasil de 2023, pesquisa realizada pela Nielsen Book e divulgada pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livro (SNEL).

No acumulado de 2023**, o resultado negativo do período esfria o ritmo de crescimento do setor, mas ainda registra uma afirmação positiva no faturamento. O ano de 2023 registra a movimentação de 30,07 milhões de livros contra 30,98 milhões de livros no ano anterior, uma queda de 2,96%. Já o valor arrecadado do mercado livreiro foi de R$1,38 bilhão em 2023, quando em 2022 foi de R$1,35 bilhão, uma superioridade de 2,31%. 

“Destaco o forte aumento de preço médio entre os 5000 títulos mais vendidos, que representam mais da metade do mercado total. Entre os 500 bestsellers, esse aumento de preço é de 9,52%. Tal fenômeno é uma das possíveis explicações que colocam o faturamento acumulado do ano andando próximo da inflação enquanto as vendas em volume se apresentam negativas”, comenta Ismael Borges, Territory Manager da Nielsen Book do Brasil.

O resultado negativo deste mês veio infelizmente sinalizar que o crescimento visto no mês passado foi uma exceção, em um ano que vem sendo de queda em volume e faturamento acumulado praticamente empatado com a inflação. Os segmentos têm mantido um equilíbrio entre si, com exceção de Não-Ficção Trade, ampliando sua fatia em 3 pontos percentuais, mesmo montante que o segmento Não Ficção Especialista apresenta de perda”, destaca Dante Cid, presidente do SNEL. 

Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.


*T. Mercado – Período 07: 2022 (20/06 a 17/07/2022) x 2023 (19/06 a 16/07/2023)

**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK28: 2022 (03/01 a 17/07/2022) x 2023 (02/01 a 16/07/2023)
***Os números não estão descontando a inflação do período

Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan


Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen Bookscan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

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