skip to Main Content

Conheça os vencedores do Prêmio Jovens Talentos 2016

Guilherme Filippone levou o Prêmio Especial no concurso que tem patrocínio do SNEL

Prêrmio Jovens Talentos

  • Com informações do PublishNews

Setembro de 2016 –  O Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro anunciou os ganhadores de sua 2ª edição. O júri formado por Carlo Carrenho, fundador e CEO do PublishNews; o editor Daniel Lameira, vencedor da primeira edição do prêmio; e Ricardo Costa, representante da Feira do Livro de Frankfurt no Brasil e CEO do Books in Print Brasil, elegeu Flavia Iriarte, Guilherme Filippone, Gustavo Faraon, Gabriel Moreira e Joana De Conti como vencedores do concurso realizado pelo portal PublishNews, com patrocínio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), e apoio da Feira do Livro de Frankfurt.

Os cinco ganharam ingressos VIP para o Business Club, a área exclusiva da Feira de Frankfurt, que acontecerá entre os dias 19 e 23 de outubro. Guilherme Filippone, gerente de marketing da editora Planeta, levou o Prêmio Especial, garantindo uma viagem para Frankfurt, com as despesas de passagens e hospedagem pagas, e ajuda de custo.

Guilherme Filippone foi o o vencedor do Prêmio Especial da 2ª edição do concurso que tem patrocínio do SNEL
Guilherme Filippone foi o vencedor do Prêmio Especial no concurso que tem patrocínio do SNEL | Foto: Reprodução

De acordo com o PublishNews, a segunda edição do Jovens Talentos recebeu 45 inscrições, vindas de diferentes regiões do Brasil. “Foi interessante ver que profissionais das mais diversas áreas da indústria participaram do prêmio. A lista dos cinco vencedores mostra isso: temos gente da área do livro digital, do marketing, de livraria e editores”, observou Ricardo Costa.

Saiba mais sobre os vencedores:

Flavia Iriarte é editora e empreendedora do mercado editorial. Fundou, em 2010, aos 25 anos, a Oito e Meio, editora que tem foco na publicação de literatura contemporânea e reúne cerca de 140 títulos em seu catálogo, incluindo livros de grandes nomes da literatura lusófona como José Castello e Raphael Montes. Em 2015, a editora criou a Carreira Literária, comunidade online voltada para a profissionalização de jovens escritores, que conta com mais de 15 mil assinantes.

Guilherme Filippone começou sua carreira no livro em 2006, na Record, quando assumiu o selo jovem do grupo, o Galera Record, até 2011. De volta à Record em 2013, Filippone assume a gerência de Marketing e Eventos, sendo um dos responsáveis pelo posicionamento de marketing dos jovens da casa: Galera, Verus e Bertrand Brasil. Desde março deste ano, Filippone está à frente do Marketing da Planeta.

Gabriel Moreira começou sua carreira na Livraria Arco-Íris em 2007, aos 16 anos, na cidade mineira de Juiz de Fora, em cargo temporário no estoque. Em poucos meses, entrou para a sociedade da livraria. Entre 2009 e 2010, assumiu o cargo de gerente. Em 2011, tornou-se gestor e, em 2013, criou um programa de fidelidade que foi um marco na história da livraria, aumentando seu faturamento em 52,17% em relação ao ano anterior.

Gustavo Faraon é publisher da Dublinense, Não Editora e Terceiro Selo. Em 2013, quando o Brasil foi o país homenageado em Frankfurt, conseguiu vender três títulos para a Alemanha. Mais recentemente, conquistou territórios como Croácia e Indonésia. Faraon trouxe para o Brasil autores premiados, como o alemão Uwe Timm e a sul-africana Futhi Ntshingila, que virá para o Brasil em novembro deste ano para uma turnê.

Joana De Conti é baiana e autodidata. Em 2013, foi contratada pela Rocco, onde atuava nas conversões de livros físicos em livros digitais. Como efeito do seu trabalho, os e-books passaram a representar 4% dos lucros da Rocco, em 2014. No mesmo ano, Joana criou o Colofão, site em que explica os meandros do livro digital aos seus colegas da indústria do livro. Em 2015, Joana entrou para o time da agregadora digital Bookwire Brasil.

 

Back To Top