skip to Main Content

Dante Cid assume a presidência do Instituto Pró-Livro (IPL)

Dante José Alexandre Cid assume a presidência do Instituto Pró-Livro (IPL)

Para o próximo biênio, o desafio será a defesa e o apoio às ações de fomento à leitura e de acesso ao livro

O Instituto Pró-Livro – IPL (www.prolivro.org.br), criado em 2006 pelas entidades do livro (ABRELIVROS, CBL e SNEL) com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores, tem um novo presidente. Dante José Alexandre Cid assume a presidência da instituição pelo biênio 2021- 2023, com o objetivo de dar continuidade às ações de incentivo à leitura promovidas pelo IPL.

Dante, que é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), substitui José Ângelo Xavier de Oliveira, atual presidente da ABRELIVROS, que presidiu o IPL de 2019 até o momento.

Sobre a sua gestão, Ângelo pontuou: “é difícil medir as contribuições e os resultados neste período, em especial, porque sofremos com o abalo da pandemia em 2020, mas quero destacar o lançamento da 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, em 2020. Essa edição, realizada em parceria com o Itaú Cultural, ouviu mais de 8 mil brasileiros com mais de 5 anos, em 2019, sobre seus hábitos e dificuldades para ler. O estudo foi amplamente divulgado e gerou muitos debates no final de 2020, ao identificar uma redução no percentual de leitores entre 2015 e 2019. Em 2019, também lançamos a Retratos da Leitura em Bibliotecas Escolares, para demonstrar a importância das bibliotecas na aprendizagem dos alunos do ensino básico e da Retratos da Leitura, em eventos do livro. Esta, também em parceria com o Itaú Cultural. Acredito que a legitimidade conquistada pelas pesquisas Retratos da Leitura seja um bom termômetro da importância das ações do IPL junto ao governo e à sociedade civil, orientando políticas públicas e projetos. Mas, também é preciso destacar a importância do Prêmio IPL Retratos da Leitura, que aconteceu em 2019”. Leia aqui a entrevista completa de Ângelo.

Durante o mandato que inicia em maio/21, Dante Cid pretende dar continuidade ao trabalho de Ângelo Xavier, mas, frente à difícil conjuntura socioeconômica e o prolongamento da pandemia que estamos vivendo, entende que “toda a sociedade deve reavaliar abordagens que considerávamos consolidadas. Isto se aplica certamente ao ecossistema do livro e todos os seus atores. Minha gestão, que se inicia justamente neste contexto, terá como prioridade otimizar o papel do IPL nesta nova realidade, refletindo sobre possíveis mudanças, estratégias e parcerias que possam auxiliar na continuidade (ou amplificação) desses projetos, reforçando sua relevância para toda a sociedade”.

Ele destaca a importância da pesquisa Retratos da Leitura ao oferecer um amplo diagnóstico sobre o comportamento leitor do brasileiro e o lançamento do livro Retratos da Leitura no Brasil, em 2021, confirmando que o IPL vai continuar a guiar-se pelo permanente desafio de desenvolver e apoiar ações voltadas a valorizar e incentivar a leitura e o acesso aos livros pelos brasileiros. “Um dever assumido pelas entidades do livro, que represento, como responsabilidade social orientada pela crença de que a melhoria nos indicadores de leitura, de educação e de inclusão cultural da população são essenciais para o desenvolvimento humano e social de uma nação”. Acesse a entrevista de Dante, na íntegra

Nova diretoria IPL para o biênio 2021 – 2023

Sobre o Instituto Pró-Livro: O IPL (www.prolivro.org.br) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, criada e mantida pelas entidades do livro – Abrelivros, CBL e SNEL – com a missão de transformar o Brasil em um país de leitores. Sendo assim, tem como objetivo promover pesquisas e ações de fomento à leitura. Realiza, periodicamente, a pesquisa Retratos da leitura no Brasil, maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor brasileiro, a fim de avaliar impactos e orientar ações e políticas públicas em relação ao livro e à leitura, visando, assim, melhorar os indicadores de leitura e o acesso ao livro. Também é responsável pelo Prêmio IPL – Retratos da Leitura, que busca homenagear organizações que desenvolvem práticas de incentivo à leitura e, desse modo, promovê-las e difundi-las, de maneira que ganhem amplitude e investimentos, orientem políticas públicas e inspirem outras iniciativas pelo Brasil. O IPL também conta com outra ação importante, a Plataforma Pró-Livro – uma plataforma digital colaborativa que reúne informações sobre as práticas de leitura ao redor do país e incentiva a conexão entre essas experiências. Os projetos premiados e cadastrados estão mapeados e podem ser conhecidos na Plataforma Pró-Livro (www.plataformaprolivro.org.br).

Back To Top
Skip to content