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Dia das Crianças impulsiona bons resultados nas vendas de livros do país

O Painel do Varejo de Livros no Brasil, pesquisa feita pela Nielsen BookScan e divulgada pelo SNEL, aponta que ações promocionais e as vendas do Dia das Crianças tiveram papel fundamental para o bom desempenho setor livreiro no 10º período de 2021*. Entre o dia 13 de setembro e 10 de outubro, foram vendidos  4 milhões de livros, o que representa um aumento de, 26,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Em receita, o setor contabilizou R$158,70 milhões, apresentando uma variação também positiva de 26,45% em relação ao 10T2020.

No acumulado do ano**, a pesquisa mostra que foram vendidos 40,15 milhões de exemplares, um aumento de 37,54% em volume. Vale ressaltar que a quantidade de ISBNs (títulos) comercializados também chama bastante atenção e comprova que o hábito de leitura teve grande crescimento no ano de 2021, apontando 12,5% de diferença em comparação a 2020. Já o faturamento de R$1,67 bilhões neste acumulado representa uma alta de 34% em valor em relação a 2020.

Quando comparamos os números de 2021 com de 2019***, um ano sem impacto da pandemia, podemos observar a força que o setor livreiro vem apresentando. No acumulado de 2021 contra o acumulado de 2019, vemos uma variação positiva de 31% em volume e de 27% em valor.

Em função de um processo de aprimoramento das classificações dos metadados que a Nielsen Book está realizando, excepcionalmente, não apresentamos neste Painel as análises de gêneros.

Esses são alguns dos dados do 10º Painel do Varejo de Livros no Brasil em 2021, apresentados pela Nielsen BookScan e pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL). Os números têm como base o resultado da Nielsen Bookscan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.

*T. Mercado – Período 10: 2020 (07/09/2020 a 04/10/2020) x 2021 (13/09/2021 a 10/10/2021)
**T. Mercado – Acumulado WK01 / WK40: 2020 (30/12/2019 a 04/10/2020) x 2021 (04/01/2021 a 10/10/2021)
***T. Mercado – Acumulado WK01 / WK40: 2019 (31/12/2018 a 06/10/2019) x 2021 (04/01/2021 a 10/10/2021)
Fonte: Nielsen | Nielsen BookScan

Metodologia

O objetivo da criação do Painel é dar mais transparência à indústria editorial brasileira. A iniciativa da parceria entre o SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros) e a Nielsen disponibiliza para o setor dados atualizados que poderão contribuir nas tomadas de decisões por empresários de todos os portes.

Para a realização do Painel, os dados são coletados diretamente do “caixa” das livrarias, e-commerce e varejistas colaboradores. As informações são recebidas eletronicamente em formato de banco de dados. Após o processamento, os dados são enviados online e atualizados semanalmente.

Nielsen BookScan é o primeiro serviço de monitoramento de vendas de livros no mundo, presente em dez países, e o resultado de seu trabalho é um forte instrumento de decisão para as editoras que trabalham com estes dados. O SNEL divulga o Painel das Vendas de Livros no Brasil a cada quatro semanas.

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