skip to Main Content

Editor de ficção científica vence prêmio Jovens Talentos

Daniel Lameira, de 28 anos, foi o ganhador do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro. Lançado pelo site PublishNews com apoio da Feira do Livro de Frankfurt e patrocínio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, teve a cerimônia de premiação realizada durante a XVII Bienal. Ao todo, 73 profissionais, de até 35 anos,…

vencedor jovens talentos

Daniel Lameira, de 28 anos, foi o ganhador do Prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro. Lançado pelo site PublishNews com apoio da Feira do Livro de Frankfurt e patrocínio do Sindicato Nacional dos Editores de Livros, teve a cerimônia de premiação realizada durante a XVII Bienal.

Ao todo, 73 profissionais, de até 35 anos, se inscreveram. Seis foram selecionados para a disputa final: Henderson Fürst (Grupo Gen), Jéssica Ferrara (Editora Globo), João Varella (Lote 42), Lilian Zambon (Companhia das Letras) e Veronica Gonzalez (Editora Globo), além de Lameira, historiador e editor de ficção científica da Aleph.

Ele ganhou passagem, estadia e uma ajuda de custo de 500 euros para viajar à próxima edição da Feira do Livro de Frankfurt (de 14 a 18 de outubro). Todos os finalistas ganharam convite VIP para o Business Club do tradicional evento alemão.

Com quase dez anos de atuação no mercado, Lameira já passou por diversas etapas da cadeia do livro, somando experiências nas áreas de vendas, comercial, marketing, produção e aquisição. Os seus primeiros passos no mundo do livro foram na Livraria da Vila. Em 2010, passou a gerir a área de compras de literatura, artes e quadrinhos da FNAC. Foi nessa época o seu primeiro contato com a Aleph, editora onde atua como Publisher.

“Numa época em que poucos livreiros acreditavam na ficção científica, Daniel coordenou uma ação agressiva de exposição dos livros da Aleph, e o sucesso de vendas imediato foi impressionante. Percebi aí, um profissional de extrema competência e visão”, lembra Adriano Fromer, CEO da Aleph.

Depois da FNAC, Lameira passou pela LeYa e pela Novo Século. Em 2014, chegou à Aleph onde, nas palavras de Fromer, “ajudou muito a solidificar o crescimento da editora”:

“Foi dele a ideia da participação da editora da concorrência para a publicação da franquia Star Wars no Brasil, o que mudou significativamente a história da editora”.

À frente do editorial da Aleph, Lameira criou a série “Encontros Intergalácticos” na qual reuniu, ao longo desse ano, milhares de fãs em auditórios. Hoje, inclusive, a Aleph lança mais um projeto com a assinatura de Lameira. Um videocast quinzenal para o YouTube chamado Abdução, apresentado por Lameira e Adriano, que vai levar ao público vídeos sobre ficção científica, literatura, games, quadrinhos, cinema e outros assuntos relacionados à cultura pop.

“Eu era um livreiro apaixonado pelo livro que me emocionava quando pensava no trabalho do editor. Quando cheguei do outro lado, levei um choque. Encontrei editores desconectados tanto do leitor quanto de toda a cadeia do livro. Percebi que os setores não se falavam. Vi que o caminho era se conectar e perder o que o editor tem de arrogante. Ele precisa respeitar o leitor e sair da torre de marfim antes que roa por dentro”, afirmou Lameira, em seu discurso de agradecimento.

Na entrega do cheque simbólico, o presidente do SNEL, Marcos da Veiga Pereira, lembrou que já houve um tempo que jovem talento da indústria editorial era o “filho do dono”.

“Comecei a trabalhar com 17 anos. Eu vi a profissionalização do mercado acontecer ao longo do tempo. Hoje, as editoras deixaram de ter a cara dos seus donos para adquirirem o perfil de seus profissionais. Vocês que estão nesta premiação são o futuro da indústria editorial brasileira. Eu sou um jovem dinossauro. Diria que sou um Horácio”, brincou Pereira em uma alusão a um dos personagens de Mauricio de Sousa, homenageado da Bienal.

O presidente do SNEL ressaltou que o fato da premiação ter recebido 73 inscrições em pouco tempo é a prova do acerto da iniciativa e afirmou que o setor terá que apoiar o prêmio “daqui para sempre”.

Back To Top