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Editores lançam campanhas e manifestos em favor do livro

Ações como o #DesafioDasLivrarias convocam a participação do público nas redes sociais

Novembro de 2018 – A crise das duas maiores redes de livrarias do país acendeu um alerta em todo o mercado editorial. Contra o momento difícil que o setor enfrenta, editores têm se unido em ações e manifestos nas redes sociais, incentivando o público a se presentear com livros e a compartilhar seus depoimentos de afeto e apoio às livrarias.

Nesta quarta (28), o presidente do SNEL e sócio da editora Sextante, Marcos da Veiga Pereira, lançou a campanha #DesafioDasLivrarias. A proposta é simples: ir à uma livraria, comprar um livro, desafiar seus amigos a fazer a mesma coisa e postar nas redes sociais. Na legenda do vídeo publicado em seu perfil, que já ultrapassa 40 mil visualizações, o editor dedica a iniciativa a todas as pessoas que amam ler.

Luiz Schwarcz, CEO da Companhia das Letras, divulgou na terça-feira (27) uma carta aberta para pedir que editores, livreiros, autores e todos os envolvidos nesse mercado procurem soluções criativas e idealistas neste momento.

“Cartas, zaps, e-mails, posts nas mídias sociais e vídeos, feitos de coração aberto, nos quais a sinceridade prevaleça, buscando apoiar os parceiros do livro, com especial atenção a seus protagonistas mais frágeis, são mais que bem-vindos: são necessários. O que precisamos agora, entre outras coisas, é de cartas de amor aos livros”, escreveu, acrescentando a importância das livrarias menores.

“Aos que, como eu, têm no afeto aos livros sua razão de viver, peço que espalhem mensagens; que espalhem o desejo de comprar livros neste final de ano, livros dos seus autores preferidos, de novos escritores que queiram descobrir, livros comprados em livrarias que sobrevivem heroicamente à crise, cumprindo com seus compromissos, e também nas livrarias que estão em dificuldades, mas que precisam de nossa ajuda para se reerguer”, pontuou. Leia a carta na íntegra no Blog da Companhia.

(Com informações do PublishNews)

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