Dezembro de 2017 – A Black Friday de 2017 para o mercado livreiro apresentou resultados parecidos com a edição de 2016 em termos de volume (dados reportados na tabela abaixo).
BF 2016
blank
BF 2017
Variação
1.490.532
Volume
1.480.963
-0,64%
R$ 43.396.858,35
Faturamento
R$ 47.657.036,85
9,82%
Já o faturamento foi superior (9,8%), devido ao crescimento do preço médio ofertado.
Comparando apenas a semana da Black Friday com a média de vendas das quatro semanas anteriores ao evento, houve um incremento em volume de 121% e de 83% em faturamento.
Esse bom desempenho das vendas contribuiu para que o mercado livreiro analisado no 12º período de 2017* apresentasse um crescimento de quase 30% em relação ao período anterior (11T)**, como mostra a tabela a seguir.
BF 2016
Volume
Valor
Variação
Período 12 x 11
37,50%
28,79%
0%
Na comparação com o mesmo intervalo em 2016, no entanto, a performance geral do 12º período apontou um resultado negativo em volume (-3,10%), e um faturamento de +2,94%.
Mesmo assim, no comparativo 2017 X 2016, o acumulado do ano*** mostra um crescimento de 4,9% em volume e de 6,29% em faturamento, indicando que o mercado livreiro deve fechar no azul em 2017.
Esses são alguns dos dados do 12º Painel das Vendas de Livros no Brasil em 2017, retratados pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e pela Nielsen. Os números têm como base o resultado da Nielsen BookScan Brasil, que apura as vendas das principais livrarias e supermercados no país.