skip to Main Content

Expandido, 2º Rio International Publishers Summit divulga detalhes da programação

Dividido em três salas, evento que ocorre nos dias 11 e 12 de junho, terá nomes como Jens Klingelhöfer e Videl Bar-Kar, ambos da Bookwire, e Chantal Restivo-Alessi, da HarperCollins internacional

[Fonte: PublishNews]
Na primeira edição do Publishers Summit, a criadora do PublisHer, Bodour bint SulTan Al Qasimi, participou, sendo entrevistada por Talita Facchini, do PublishNews

O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) anuncia nesta quarta-feira (9) os primeiros nomes da programação oficial do Rio International Publishers Summit 2025, evento que ocorrerá nos dias 11 e 12 de junho, no Hotel Lagune, antecedendo a Bienal do Livro Rio.

Em sua segunda edição, sob curadoria de Flávia Bravin, Martha Ribas e Luiz Alvaro Salles Aguiar de Menezes, o Summit será um espaço estratégico para debater questões urgentes do mercado editorial global, conectando profissionais e stakeholders do setor.

Entre os confirmados na programação estão nomes internacionais como Jens Klingelhöfer e Videl Bar-Kar, ambos da Bookwire; e Chantal Restivo-Alessi, Diretora Digital e CEO de Língua Estrangeira da HarperCollins; e nomes nacionais já conhecidos do mercado como Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Mariana Bueno, economista da Nielsen; Bel Santos Mayer, educadora e ativista; Rita Mattar, diretora editorial da Fósforo; e Camila Cabete, head de conteúdo da Árvore.

As inscrições já estão disponíveis aqui.

“Em um ano tão especial com o Rio celebrando o título de Capital Mundial do Livro e às vésperas de uma edição da Bienal do Livro Rio que promete ser histórica, não poderíamos deixar de reunir os principais entes do setor para debater as principais tendências e desafios da atualidade impactando a atividade editorial”, comenta Dante Cid, presidente do SNEL.

Expandido, o evento será dividido em três salas dedicadas a diferentes aspectos do mercado editorial, para um debate amplo e diversificado:

  • Sala Rio de Janeiro 1 (Plenária Principal): Abrigará as principais discussões sobre o futuro da indústria editorial, abordando temas como políticas públicas, qualidade de gestão, preço do livro, direito autoral e inteligência artificial.
  • Sala Skeelo – All About Audio: Nomeada pelo patrocinador Skeelo, esta sala terá curadoria da Bookwire e abordará exclusivamente temas relacionados ao áudio e ao digital. No dia 12, será destinada ao PublisHer, iniciativa que promove a liderança feminina no mercado editorial.
  • Sala Parceiros (BH): Espaço reservado nos dias 10, 11 e 12 de junho contará com programação especial: nos dias 10 e 11 pela manhã, a sala será dedicada às atividades do IFFRO, entidade internacional de direitos autorais; no dia 11 pela tarde, será utilizada pelo patrocinador MVB, para uma oficina de metadados.

“A programação do Summit é um convite à ação. Trazemos temas urgentes, mas também damos palco para aquilo que realmente transforma: a leitura como direito, a inovação com propósito e a valorização de quem constrói o livro no dia a dia”, explica o curador Luiz Alvaro.

Entre os temas-destaque da programação estão:

  • O poder do livro: Construindo o amanhã da indústria editorial, que terá participação de Dante Cid (SNEL), Sevani Matos (CBL), Angelo Xavier (Abrelivros) e Lizandra Magon de Almeida (Libre), com mediação de Leandro Muller (Nespe);
  • Inovação como pilar do mercado editorial, com palestrantes a serem confirmados;
  • Inteligência artificial, informação e controle: Quem define o futuro?, com Fernando Tavares (Volyo); Renato Fleischner (Mundo Cristão) e Renata Sturm (Maquinaria Sankto), com mediação de Marcelo Gioia (Bookwire);
  • Mercado editorial sem filtros: O que os dados dizem (e o que não dizem), com Mariana Bueno e Bel Santos Mayer, com mediação de Rita Mattar;
  • Ler não é luxo: Como transformar livros em necessidade; com mediação de Raquel Menezes e participantes a serem confirmados;
  • O áudio dentro das editoras: Percalços, urgências e modelos, tema a ser discutido por Ana Hisayama (Todavia); Marina Pastore (Companhia das Letras) e Mariana Rolier (Ediouro); com mediação de Isadora Cal, da Bookwire.
  • PublisHer: Carreira e liderança feminina no mercado editorial, com Leonora Monnerat (presidente HC Brasil) e Zhora Qureshi (diretora-geral PublisHer).

“É um grande orgulho confirmar a edição de 2025 do PublisHer Brasil no Summit, reforçando o profundo compromisso do SNEL em endereçar os desafios da mulher no mercado editorial brasileiro”, comemora Flávia Bravin. Mais palestrantes serão confirmadas em breve.

“A inovação no mercado editorial não é mais tendência — é urgência. No Summit, reunimos visões provocadoras e experiências práticas que mostram como é possível transformar modelos, alcançar novos públicos e manter viva a potência criativa do livro”, destaca Martha Ribas sobre o evento.

Back To Top