skip to Main Content

Fundição Progresso cria projeto ‘Biblioteca Livre’ e arrecada doações de livros para acervo aberto ao público

Todas as obras doadas serão encaminhados às Bibliotecas Parque da Rocinha e de Manguinhos após o término do evento

Agosto de 2016 –  A Fundição Progresso lança o programa “Biblioteca Livre”, entre os dias 1º e 18 de setembro, durante a programação da Paralimpíada no Rio de Janeiro. Uma biblioteca aberta ao público será montada no espaço da Fundição Progresso, que está arrecadando doações de obras para montar o acervo. Os livros poderão ser entregues diretamente no local, na Lapa, ou buscados pela equipe do evento em endereço combinado.

O espaço será ponto de encontro, trocas e reflexões entre leitores, artistas, escritores, pesquisadores e agentes do universo editorial. Além das obras para leitura, a biblioteca vai oferecer quatro áreas dedicadas aos conteúdos e às ferramentas necessárias para estimular a mente, o desejo e a potência criativa de jovens e crianças – como atividades de expressão corporal, performances artísticas e oficinas de escrita.

Além da literatura clássica, a ideia é trabalhar com temas como “palavra”, “ciência”, “corpo” e “inspiração”. “O ideal é termos muitos livros bons para folhear, apreciar, e conversar sobre arte, música, esportes, fotografia, design, dança, natureza e cosmologia”, afirma Vera Saboya, organizadora do evento ao lado de Danielle Ramalho e Malena Xavier. “O espaço não será uma biblioteca silenciosa. Será um espaço ‘do fazer’”, completa. Vera destaca ainda a importância das doações de livros voltados para leitores especiais.

Todas as obras doadas serão encaminhados às Bibliotecas Parque da Rocinha e de Manguinhos, após o término do evento.

Abaixo, confira mais informações sobre cada espaço que a Biblioteca Livre irá abrigar.

BIBLIOTECA LIVRE: PALAVRA  / CIÊNCIA / CORPO / INSPIRAÇÃO

PALAVRA
O Espaço PALAVRA será voltado para o desenvolvimento de linguagens nas diversas formas de produção textual, baseado em um núcleo de trabalho permanente com mediadores de leitura, contadores de histórias, encontros com autores. Ele é um laboratório de desenvolvimento de linguagens e produção de conteúdo e promoção de oficinas de escrita criativa, como Produção Editorial Multimídia; Dramaturgias e Textos Teatrais; Escrita Criativa; Música e Letra.

CIÊNCIA
Makerspace com foco na sustentabilidade, a solução coletiva para o mundo, para o planeta, aproveitando a presença dos países do mundo.
Trabalho em conjunto (coworking): trabalhar em um makerspace significa fazer coisas em um ambiente onde você não é formalmente ensinado pelos outros, mas é inspirado pelas criações deles e onde você adiciona o tempo todo sua contribuição ao processo criativo dos demais dando uma sequência prática ao que foi aprendido ao longo de sua vida.

CORPO
O espaço CORPO será formado por uma pequena arena de conversa com um tecido de trapezista vindo do teto, suportes que funcionem como estantes para literatura de referência, espaço para conversas e pequenas performances que possibilite a abordagem do corpo como arte, seus limites, sua superação e  tecnologias, provocando a interação intelectual e corporal de artistas, bailarinos, trapezistas e atletas observados pelos jovens, crianças e adultos. Profissionais que pensam a dança, os esportes, o circo, a performance, o corpo do índio, o corpo da cidade.

INSPIRAÇÃO
Conversas e pequenas performances – arte, poesia, corpo, cidade e inspiração.
s.f.Estímulo; capacidade criativa dos artistas, dos escritores, dos autores ou de outros profissionais: o criador jamais perde sua inspiração. Iluminação; ideia repentina e momentânea, normalmente genial.[Por Extensão] Algo ou alguém que inspira, que incita a capacidade de criação: ela era a musa e inspiração do poeta.[Por Extensão] O efeito ou resultado do que foi criado a partir de um estímulo de criação.[Religião] Sopro de origem divina que, para os cristãos, teria conduzido os escritores da Bíblia. Ação ou efeito de inspirar, de deixar passar o ar pelos pulmões.

SERVIÇO

“Biblioteca Livre”

Data: De 1 a 18 de setembro de 2016

Local: Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24, Centro, Rio de Janeiro – RJ

Horário de funcionamento: Das 10h às 20h

Os livros doados podem ser enviados ou buscados pela equipe. Combinar com Malena Xavier, pelo e-mail <malenaxavier5@gmail.com>  ou pelo telefone (21) 99924-8623

Back To Top