Na terça-feira (29), a turma da AEJ esteve reunida para receber Bruno Zolotar e seus conhecimentos sobre marketing aplicado ao mercado editorial. Com mais de 30 anos de experiência no setor, ele atuou em mais de 5 mil lançamentos e, com mais de 500 títulos nas listas dos mais vendidos, Bruno diz estar mais alerta do que nunca no que diz respeito ao modo como as editoras estão se movimentando no mercado hoje. Sua fala contemplou diferentes processos, técnicas e algoritmos utilizados pelas instituições, que tentam adequar suas linguagem naquilo que move o mundo de hoje: as redes sociais.
Entre outras redes sociais, Bruno destacou o TikTok como “fenômeno definitivo” na comunicação e no modo de consumir livros. “O TikTok foi a primeira rede social que entendeu o tamanho deles no mercado do livro. Hoje, a rede possui um representante comercial no Brasil que só atende às demandas das editoras”, pontuou Zolotar, que afirma nunca ter visto esse movimento de alguma plataforma digital de comunicação para o público leitor. “Nesse cenário, o marketing é indispensável. Em meio a centenas de títulos lançados diariamente, é preciso descobrir como destacar o seu livro no meio de tanta informação”, indica o profissional.
A segunda edição da AEJ, realizada pelo SNEL em parceria com o Nespe, Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais, está chegando à sua fase final. Na Bienal do Livro Rio 2025 os alunos lançarão o livro criado e editado por eles, que funciona como um trabalho de conclusão. Após uma estreia de muito sucesso em 2023, a nova edição teve inicio em janeiro de 2025, sendo um dos projetos participantes da Rio Capital Mundial do Livro.