skip to Main Content

Instituto Pró-Livro promove ciclo ‘Retratos do leitor e do não leitor’ na Flip 2016

Presidente do IPL e do SNEL, Marcos da Veiga Pereira fará a apresentação da mesa de abertura 'Leituras cruzadas', no dia 30 de junho às 16h

Junho de 2016 – O Instituto Pró-Livro (IPL), em parceria com o Instituto C&A e o Jornal O GLOBO, promove nos dias 30 de junho e 1º de julho o ciclo “Retratos do leitor e do não leitor”, dentro da programação da FlipMais, durante a 14ª Festa Literária Internacional de Paraty. Três painéis formados por pesquisadores e representantes das entidades do livro vão movimentar a Casa da Cultura Câmara Torres, com debates abertos ao público.

Presidente do IPL e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), Marcos da Veiga Pereira fará a apresentação da mesa “Leituras cruzadas”, que terá a gerente de projetos do IPL, Zoara Failla, entre os debatedores, com mediação do jornalista Leonardo Cazes.

O evento buscará responder perguntas como “quem é o leitor brasileiro?” e “quem são os brasileiros que não conseguem chegar à condição de leitor efetivo?”, a partir do cruzamento de dados de três estudos relevantes sobre a leitura, divulgados recentemente: a Retratos da Leitura no Brasil, o Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) e a pesquisa Produção e Vendas do Mercado Editorial (Fipe/USP). Além de traçar o perfil de quem lê e quem não lê, os debates pretendem formular propostas concretas para orientar futuras políticas públicas de formação de leitores.

Confira a programação completa:

Quinta-feira, 30/6 – das 16h às 17h15

Mesa 1 – Leituras Cruzadas

Quem é leitor no Brasil? Que livros são produzidos pelo mercado para esse leitor?
E quem fica à margem do universo da leitura, na condição de analfabeto funcional?

Fala Inicial: Marcos Pereira da Veiga (presidente do IPL) e Luis Antônio Torelli (presidente da Câmara Brasileira do Livro)
Debatedores: Ana Lúcia Lima coordenadora da pesquisa do INAF, Mariana Silveira Bueno pesquisadora da FIPE e Zoara Failla coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.
Mediação: Leonardo Cazes (O GLOBO)
Local: Casa da Cultura Câmara Torres

Sexta-feira, 01/07 – das 14h30 às 15h45

Mesa 2 – O X da questão

Como se articulam os dados das três pesquisas apresentadas na sessão anterior?
Para que presente e que futuro elas apontam, em uma perspectiva demográfica e educacional? 

Debatedores: Antônio Góis, Marcílio França Castro e Neca Setubal.
Mediação: Antônio Góis
Local: Casa da Cultura Câmara Torres

Sexta-feira, 01/07 – das 16h15 às 17h30

Mesa 3 – Propostas

Representantes de coletivo de leitura e de instituições ligadas à política pública do livro, com base nas discussões anteriores, elaboram propostas de formação de leitores e de iniciativas para estimular a leitura no Brasil.

Debatedores: Ana Carolina Velasco, Andressa Pellanda, Bernadete Passos, Patrícia Lacerda e Rodrigo Ciriaco.
Mediação: a confirmar
Local: Casa da Cultura Câmara Torres

Mais informações e reservas: www.flip.org.br

 

 

Back To Top