skip to Main Content

IPL lança livro Retratos da Leitura no Brasil 4 e promove encontro com autores durante a Bienal do Livro SP

Capa_LIVRO_Retratos da Leitura4Agosto de 2016 –  Com apoio do SNEL, o Instituto Pró-Livro (IPL) lançará a obra sobre a 4ª edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil em duas datas durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece entre os dias 28 de agosto e 4 de setembro, no Pavilhão do Anhembi.

No dia 27/08, das 10h ao meio-dia, o IPL vai promover uma sessão de autógrafos do livro, que esmiúça o maior e mais completo estudo sobre o comportamento do leitor no Brasil, e está em sua quarta edição.

Para o lançamento, o IPL convidou alguns de seus coautores para um debate sobre os resultados da pesquisa, onde irão discorrer acerca das análises que fizeram da pesquisa na obra. O encontro acontecerá no Espaço Ignácio de Loyola Brandão, e contará com a presença dos presidentes das instituições mantenedoras do IPL, Marcos da Veiga Pereira (IPL e SNEL), Luís Antonio Torelli (CBL), e Antonio Luiz Rios da Silva (ABRELIVROS).

Também estarão presentes autores que participaram da edição. Cristovam Buarque, José Castilho Marques Neto, Carlo Carrenho e João Ceccantini são alguns dos nomes confirmados. A mediação será da coordenadora da Pesquisa e organizadora do livro Zoara Failla.

Já no dia 29/08, das 10h ao meio-dia, haverá o painel “Retratos da Leitura no Brasil: Uso e percepções sobre as Bibliotecas”, em parceria com a Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários (FEBAB), e com o apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL). No debate, voltado para os gestores e profissionais do setor bibliotecário, especialistas aprofundarão os dados da pesquisa acerca das bibliotecas públicas e escolares no país.

SOBRE O LIVRO
Entre os temas abordados e os analistas da pesquisa que elaboraram o livro estão: Prefácio – “Transformar o Retrato da Leitura no Brasil – um desafio da sociedade brasileira”, por Marcos da Veiga Pereira; “Avanços na leitura: caminho para a formação de cidadãos ativos”, por Antonio Luiz Rios, Luis Antonio Torelli e Marcos da Veiga Pereira; “Introdução – Retratos – Leituras sobre o comportamento leitor do brasileiro”, por Zoara Failla; e Capítulo I – Deslumbre e Entendimento, por Cristovam Buarque.

Confira aqui a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

SERVIÇO
“Lançamento do Livro Retratos da Leitura 4”

Datas:
27 de agosto – 10h às 12h: Encontro com autores e sessão de autógrafos
29 de agosto – 10h às 12h: Painel “Retratos da Leitura no Brasil: Uso e percepções sobre as Bibliotecas”.
Local: Espaço Ignácio de Loyola Brandão, na 24ª. Bienal Internacional do Livro de São Paulo: Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Pavilhão do Anhembi
http://www.bienaldolivrosp.com.br/

 

Back To Top

Send this to a friend