skip to Main Content

Ítalo Moriconi faz diferença

O trabalho de Ítalo Moriconi como curador do Café Literário na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro rendeu ao poeta e professor de literatura brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) o Prêmio Faz Diferença 2011. Iniciativa do jornal O Globo, a premiação tem como objetivo homenagear brasileiros que contribuam,…

O trabalho de Ítalo Moriconi como curador do Café Literário na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro rendeu ao poeta e professor de literatura brasileira da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) o Prêmio Faz Diferença 2011. Iniciativa do jornal O Globo, a premiação tem como objetivo homenagear brasileiros que contribuam, com seu trabalho e talento, para mudar o país.

Carioca, o também crítico Moriconi concorreu na categoria “Prosa & Verso” junto com o geógrafo, historiador, professor e escritor Maurício de Almeida Abreu (in memoriam) e com o escritor e tradutor Rubens Figueiredo. A cerimônia de premiação está prevista para ser realizada em março.

Ao indicar Moriconi para o prêmio, o jornal destacou o seu “importante trabalho de aproximar a literatura nacional contemporânea do grande público”. Também ressaltou que, em sua segunda passagem como curador do Café Literário da Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, ele “reforçou a presença de jovens e ainda pouco conhecidos escritores brasileiros na programação de um evento marcado por autores best-sellers”. O Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) realiza a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro em parceria com a Fagga | GL events.

– Minha preocupação era garantir um lugar para a literatura brasileira, pôr em contato com o público uma geração muito ativa nos últimos 15 anos. É a concretização de um perfil que venho construindo há muito tempo – disse ele em entrevista ao jornal O Globo.

Os indicados de cada categoria foram escolhidos por um júri formado por jornalistas de O Globo, além do vencedor da edição anterior; e pela votação popular, feita através do site do jornal ao longo do mês de dezembro do ano passado.

A presidente do SNEL, Sônia Machado Jardim, comemorou a conquista do Prêmio Faz Diferença por Moriconi:

– O SNEL parabeniza o professor pela sua premiação.  A votação por um júri popular é a confirmação de que o trabalho realizado por ele ultrapassou os muros do Riocentro, onde a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro é realizada, e da UERJ. Muito nos orgulha este resultado!

Back To Top